EDUCAÇÃO E SAÚDE: COMO VIABILIZÁ-LA PARA PÚBLICOS DE DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS EM DISTINTOS CONTEXTOS

Autores

  • Carla de Oliveira Pires da Silva
  • Leila Chevitarese UNIGRANRIO

Resumo

Objetivo deste projeto foi desenvolver metodologia de trabalho relacionada à educação em saúde para diferentes faixas etárias e em distintos contextos. O desenvolvimento de metodologias de trabalho para a promoção de saúde foi associado aos fatores pedagógicos através do arco de Charles Maguerez (BORDENAVE, 1989). Esta é uma pedagogia problematizadora que trabalha a observação da realidade, ressaltando o que é necessário modificar, isso foi relevante na própria abordagem dos públicos, que foi diferenciada segundo o nível de escolaridade, o grau de instrução e a própria cultura. Foram observados os relatos cotidianos de 23 indivíduos, dentre entrevistas de quatro famílias na comunidade de Vargem Grande e de 12 mães em reunião (em roda) em Vila Canaã. Assim pôde ser trabalhado com a comunidade o que se apresentou como prejudicial, a finalidade das metodologias foi desenvolver bons hábitos para a saúde, sem que houvesse perda da originalidade cultural do local, valorizando o ser cidadão. O desenvolvimento de metodologias para abordagem do tema educação em saúde não se apresenta finalizado. Algumas dificuldades estiveram presentes nesse processo: por um lado esteve relacionada à dissociação que ainda ocorre entre a dinâmica social e os conteúdos científicos, e por outro lado pela cultura da descrença nos meios cidadãos de requisição, isso foi refletido na resistência à reflexão sendo um fator impeditivo do enfrentamento dos problemas, que envolvem as queixas recorrentes do cotidiano, pela própria sociedade.

Downloads

Como Citar

Pires da Silva, C. de O., & Chevitarese, L. (2012). EDUCAÇÃO E SAÚDE: COMO VIABILIZÁ-LA PARA PÚBLICOS DE DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS EM DISTINTOS CONTEXTOS. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 6(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/1906

Edição

Seção

Iniciação Científica - Artigo