O USO DE PRESERVATIVO E A PREVENÇÃO DE DOENÇA SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL NA TERCEIRA IDADE

Autores

  • Letícia Vieira Santos da Silva
  • Samantha dos Santos Minervino
  • Andressa Aline Bernardo Bueno UNIGRANRIO
  • Cintia Silva Fassarella

Resumo

Pesquisas mostram que vem aumentando a incidência de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) na população idosa. O objetivo deste estudo é reconhecer o uso do preservativo no tocante à prevenção de DST em idosos participantes de um projeto social voltado para terceira idade. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Foi aplicado um questionário semi-estruturado em 55 idosos de um projeto social do Rio de Janeiro. Emergiram dos resultados quatro categorias, a saber: não possuir mais vida sexual ativa; utilização da camisinha para evitar DST; o desuso do preservativo por confiança no parceiro e receio em contrair DST. Percebe-se que alguns idosos são conservadores e mostraram de imediato certa apreensão ao assunto abordado. É necessário que a sexualidade seja discutida e estimulada dentro de uma prática segura e saudável, sem preconceito, proporcionando melhora na qualidade de vida dessa população, prolongando, consequentemente a vida sexual e social. Neste sentido, a resolutividade seria desenvolver um plano assistencial onde o profissional de saúde esteja disponível para identificar as condições e medidas preventivas aos clientes.

Biografia do Autor

Letícia Vieira Santos da Silva

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy.

Samantha dos Santos Minervino

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy.

Andressa Aline Bernardo Bueno, UNIGRANRIO

Residente de Enfermagem Clínica do HUPE/UERJ. Graduada em Enfermagem pela UNIGRANRIO.

Cintia Silva Fassarella

Orientadora. Doutoranda em Ciências da Enfermagem pela Universidade do Porto. Professora Adjunta Mestre I da UNIGRANRIO, Barra da Tijuca, RJ. Enfermeira do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC).

Downloads

Publicado

2014-02-19

Como Citar

Silva, L. V. S. da, Minervino, S. dos S., Bueno, A. A. B., & Fassarella, C. S. (2014). O USO DE PRESERVATIVO E A PREVENÇÃO DE DOENÇA SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL NA TERCEIRA IDADE. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 8(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/1939

Edição

Seção

Artigos Científicos