HUMANIZAÇÃO NA CLÍNICA MÉDICA: RELAÇÃO USUÁRIO - PROFISSIONAL DE SAÚDE
Resumo
Apesar dos avanços no SUS e da politica nacional de humanização, ainda se observam muitos fatores desumanizantes nas instituições hospitalares, tais como a despersonalização dos sujeitos e a carência de relações positivas entre usuários e profissionais. Nessa perspectiva, o objetivo geral deste estudo consistiu em analisar as práticas humanizadas desenvolvidas no Hospital Áurea Maia de Figueiredo no município de São Miguel - RN, buscando conhecer a concepção dos usuários e profissionais acerca da importância da humanização na saúde. Trata-se de uma investigação com a utilização da técnica de observação estruturada junto à clínica médica desse hospital. Para tanto, efetuou-se uma observação sistemática do ambiente, do cotidiano do trabalho e das relações estabelecidas por todos os atores do serviço: médicos, equipe de enfermagem, assistente social e usuários (pacientes e acompanhantes). O instrumento de coleta de dados empregado foi o roteiro de observação sistematizado e a análise dos achados focalizou-se na observação do ambiente terapêutico, nas relações interpessoais e na comunicação enquanto processo de compreensão e expressão. Como resultado identificou-se que a instituição hospitalar não tem um projeto humanizado de assistência e de produção de acolhimento dos usuários no setor da Clínica Médica, assim, o atendimento das necessidades centra-se na assistência técnica, pois a atenção, a disponibilidade e a escuta qualificada constituem-se em atributos de poucos profissionais, os quais matem relações distanciadas com os usuários. Os principais problemas identificados foram relativos à comunicação, a infraestrutura e o compromisso profissional. Demonstra-se como indispensável que ações amplas sejam efetivadas no sentido de colocar em prática os princípios da Política Nacional de Humanização, coresponsabilizando, nesse processo, todos os atores envolvidos no fazer saúde.