SIMULAÇÃO DE CIRURGIA SEGURA DE OSTEOSSÍNTESE DE FÊMUR EM UM AMBIENTE ACADÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Abstract
Os avanços tecnológicos e científicos na área da saúde têm propiciado aumento significativo no número de intervenções cirúrgicas ao redor do mundo, as quais são, muitas vezes, realizadas em condições inseguras interferindo na promoção e na recuperação da saúde dos clientes (GRIGOLETO, 2011). As discussões sobre a segurança dos pacientes têm-se ampliado consideravelmente no meio científico, assistencial e acadêmico visto que a ocorrência de eventos adversos vem-se acentuando nas instituições hospitalares representando um grave problema de saúde pública. Preocupados com esta problemática, docentes de uma universidade privada utilizam o ambiente de simulação realística para exercitar nos alunos a tomada de decisão e ações preventivas para situaçoes relacionadas à cirurgia segura, utilizando esta metodologia ativa, através do processo de continuidade sendo aquele no qual o estudante é capaz de relacionar o conteúdo apreendido aos conhecimentos prévios, com isso ela visa motivar o discente a relacionar conteúdo teórico com a vivência simulada durante a prática. Diante deste contexto, traçamos como objetivo deste trabalho relatar a experiência como alunos na vivência da estratégia metodológica no cenário de simulação de cirurgia segura como enfermeiros voluntários.