ABORTAMENTO INDUZIDO E SUAS COMPLICAÇÕES: UM OLHAR COMPREENSIVO EMBASADO NA SAÚDE COLETIVA.

Autores

  • Marlon Deleon Dias de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Márcia Isabel Gentil Diniz Universidade Federal Fluminense
  • Gerardo Marcelo Uri Kahan Uri Kahan Universidade Nacional de Rosário

Resumo

Refletir através da literatura disponível, o cenário político-social da saúde da mulher no Brasil, evidenciando o fator abortamento induzido e as políticas de atenção para as suas consequências. 

Biografia do Autor

Marlon Deleon Dias de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura da Universidade Federal Fluminense. Bolsista PIBIC do projeto Estudos Integrativos em Saúde Coletiva . Estagiário do Programa PRO/PET Saúde. Atualmente monitor da disciplina de bioestatística do curso de graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - UFF. Participou em duas edições do projeto de extensão VER-SUS BRASIL (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) elaborado pela frente estudantil universitária, juntamente com o COSEMS RJ , sendo a primeira em 2012 como estagiário vivente, e a segunda em 2013 como estagiário facilitador. Hoje faz parte da comissão organizadora do Projeto VER-SUS RJ. Áreas de atuação: Saúde Coletiva / Epidemiologia / Educação e Didática.

Márcia Isabel Gentil Diniz, Universidade Federal Fluminense

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1985) Licenciatura pela UFF. Habilitação em Enfermagem Obstetrica pela UERJ. Especializaçao em Saúde Publica pelo Centro São Camilo. Aperfeiçoamento e Especialização em Gestão e Autogestão da Saúde pela ENSP/ FIOCRUZ e Mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá (1997). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Promoção da Saúde atuando principalmente nos seguintes temas: Empoderamento, integralidade,saúde da população negra, saúde perinatal, saúde da mulher, saúde da criança e adolescente e saúde do trabalhador. Coordenadora do Curso de Especialização em Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente na UFF. Líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Saúde Comunitária- NPe-ESC/UFF/CNPQ. Coordenadora do Grupo de Estudos em Saúde Coletiva/ EEAAC/UFF.

Gerardo Marcelo Uri Kahan Uri Kahan, Universidade Nacional de Rosário

Possui Graduação em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física (1970). Mestrado em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física(1971). Especialização em Vinculação Tecnológica pela Universidade Tecnológica Nacional (1987). Doutorado em Ciências da Educação pela Escola Nacional de Rosário (1996). Atualmente é professor Titular da Universidade Nacional de Rosário, Argentina. Tem experiência na área de Ciências da Educação. Coordenador da Residencia em Ciências da Educação da Faculdade de Humanidades e Artes, Universidade Nacional de Rosário. Co - Líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Saúde Comunitária da Universidade Federal Fluminense (Brasil) - NPe-ESC/UFF/CNPQ.

Downloads

Publicado

2015-02-17

Como Citar

Oliveira, M. D. D. de, Diniz, M. I. G., & Kahan, G. M. U. K. U. (2015). ABORTAMENTO INDUZIDO E SUAS COMPLICAÇÕES: UM OLHAR COMPREENSIVO EMBASADO NA SAÚDE COLETIVA. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 9(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/2726

Edição

Seção

Resumo Expandido