PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS QUANTO À SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros
  • Simone Queiroz Cordeiro Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros
  • Simone Guimarães Teixeira Souto Universidade Esdatual de Montes Claros
  • Renata Patrícia Fonseca Gonçalves Universidade Estadual de Montes Claros
  • Écila Campos Mota Universidade Estadual de Montes Claros
  • Ricardo Soares de Oliveira Faculdade Santo Agostinho

Resumo

Objetivou-se identificar a percepção de enfermeiros quanto à sistematização da assistência de enfermagem em um hospital universitário de Minas Gerais. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa realizado em uma instituição hospitalar de Minas Gerais. A amostra foi composta por cinco enfermeiros. Os mesmos foram selecionados de acordo a metodologia da amostragem não probabilística por acessibilidade. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada na qual os depoimentos foram gravados e transcritos na íntegra. Os dados foram coletados durante maio-junho de 2009. O tratamento dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo. O projeto de pesquisa foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, protocolo nº 051/2009. Quanto à necessidade da SAE foi observado que a maioria dos enfermeiros acredita ser de suma importância à implantação da sistematização. O processo de cuidar em enfermagem, ou processo de enfermagem é entendido como um instrumento metodológico que nos possibilita identificar, compreender, descrever, explicar e/ou predizer como nossa clientela responde aos problemas de saúde ou aos processos vitais, e determinar que aspectos dessas respostas exijam uma intervenção profissional de enfermagem. Observa-se que muitos dos fatores que prejudicam a implementação da SAE se apresentam, no âmbito da organização, destacando-se a carência de pessoal de enfermagem/enfermeiros. Portanto, a SAE é um instrumento de qualidade no processo de trabalho na qual os enfermeiros detêm de conhecimento a fim de aperfeiçoar a assistência prestada aos clientes atendidos.

Biografia do Autor

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro, Especialista em Saúde da Família e Didática e Metodologia do Ensino Superior. Pós-Graduando em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade de Guanambi (FG).

Simone Queiroz Cordeiro, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros

Enfermeira, Especialista em Saúde da Família e Urgência e Emergência, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros/FIPMoc. Montes Claros (MG), Brasil.

Simone Guimarães Teixeira Souto, Universidade Esdatual de Montes Claros

Enfermeira, Professora Mestre do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES. Montes Claros (MG), Brasil.

Renata Patrícia Fonseca Gonçalves, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Professora Mestre do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES. Montes Claros (MG), Brasil.

Écila Campos Mota, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Professora Mestre do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES. Montes Claros (MG), Brasil.

Ricardo Soares de Oliveira, Faculdade Santo Agostinho

Enfermeiro, Especialista em Enfermagem em Cardiologia, Faculdade Santo Agostinho/FASA. Montes Claros (MG), Brasil.

Downloads

Publicado

2016-07-27

Como Citar

da Silva, P. L. N., Cordeiro, S. Q., Souto, S. G. T., Gonçalves, R. P. F., Mota, Écila C., & de Oliveira, R. S. (2016). PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS QUANTO À SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MINAS GERAIS. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 10(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/2845

Edição

Seção

Artigos Científicos