MICRORGANISMOS MAIS FREQUENTES E ANTIMICROBIANOS UTILIZADOS EM PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Loane de Sá Dantas Fundação Hospitalar de Teresina
  • Ariane Gomes dos Santos INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ-IFPI

Resumo

O objetivo do estudo foi levantar os microrganismos mais frequentes nas infecções e os antimicrobianos mais utilizados no tratamento de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), bem como os mecanismos de resistência microbiana.Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que teve como percurso metodológico a busca de informações nas bases de dados do Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências de Saúde (LILACS). Os artigos pesquisados compreenderam publicações entre os anos de 2006 e 2014, em língua portuguesa e inglesa. Foram selecionados 21 artigos com os quais se realizou leituras críticas e o levantamento dos dados a serem trabalhados. Segundo vários autores, a infecção hospitalar é mais séria na UTI. As bactérias Pseudomonasaeruginosae Staphylococcus aureus foram as mais citadas como causadoras de patologias em UTIs. Quanto aos antibióticos mais utilizados foram citados as cefalosporinas, os carbapenêmicos e a vancomicina. Dentre os antimicrobianos com os quais as bactérias se mostraram mais resistentes destacam-se as cefalosporinas e o imipenem, o que evidencia que a variedade de microrganismos, cada vez mais, resistentes aos antimicrobianos disponíveis é devido ao seu uso inadequado, seja por erro na escolha ou nas práticas de manipulação e administração desses fármacos. Observou-se, ainda, um equilíbriono número de estudos voltados ao uso de antimicrobianos em UTIs, bem como o aumentodas preocupações governamentais sobre uso desses medicamentos. 

Biografia do Autor

Loane de Sá Dantas, Fundação Hospitalar de Teresina

Enfermeira do Hospital de Urgências de Teresina. Especialista em UTI.

Ariane Gomes dos Santos, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ-IFPI

Enfermeira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí- IFPI e da Fundação Hospitalar de Teresina-PI. Mestre  em ciências e saúde pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Professora do Curso de Enfermagem no Instituto de ensino superior múltiplo- IESM.

Downloads

Publicado

2016-07-27

Como Citar

Dantas, L. de S., & Santos, A. G. dos. (2016). MICRORGANISMOS MAIS FREQUENTES E ANTIMICROBIANOS UTILIZADOS EM PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 10(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/2850

Edição

Seção

Revisão da Literatura