APLICABILIDADE DOS MAPAS MENTAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Raiane Lima Dias de Abreu Universidade Unigranrio
  • Scarlet Kelen da Costa Gomes Universidade Unigranrio
  • Thiago dos Santos Universidade Unigranrio
  • Raquel de Castro Universidade Unigranrio

Resumo

O graduando de enfermagem precisa desenvolver competências e saberes multidisciplinares para exercer com qualidade o exercício profissional. O Conselho Federal de Enfermagem por meio da resolução (COFEN) nº 311/07 aprova a reformulação do código de ética dos profissionais de enfermagem, ressaltando como responsabilidade e dever no Art. 140: o aprimoramento de conhecimentos técnicos, científicos, éticos e culturais, em benefício da pessoa, família e coletividade e do desenvolvimento da profissão. Desta forma, enfatizamos a importância do aprimoramento de conhecimentos científicos para subsidiar a qualidade e segurança1a no cuidado. O discente de enfermagem precisa ser desenvolvido para atender uma das demandas essenciais para o curso de graduação em enfermagem: o processo de aprendizagem de saberes nas esferas das ciências biológicas e da saúde, ciências humanas e sociais, concomitantemente com as ciências da enfermagem. (Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem sobre resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001.) Uma das atividades para atender as demandas do processo de aprendizagem é o mapa mental. Percebemos que esta ferramenta pedagógica traz a importância do despertar, do exercício do raciocínio crítico reflexivo para uma formação de maior qualidade, exigindo dos profissionais maior poder de decisão com raciocínio lógico e coerente, bem como conexão com as informações, conceitos e fluxos. Diante deste exposto e de inúmeras metodologias que são oferecidas no curso de graduação de enfermagem dos pesquisadores deste relato, o mapa mental merece destaque pois, suas técnicas de aprendizagem tem um alto poder de memorização, fixação e evocação rápida de conteúdo. A respectiva metodologia foi vivenciada pelos pesquisadores nas seguintes disciplinas: Cuidados de Enfermagem a Saúde do Adulto e Idoso III e IV, Métodos Auxiliares de Investigação Clínica em Enfermagem, e posteriormente na disciplina de Gerenciamento em Enfermagem II. A motivação para multiplicar a experiência foi a grande facilidade de aprendizado que o uso do mapa nos proporcionou, dentre os mais variados temas abordados pelos docentes. 

Biografia do Autor

Raiane Lima Dias de Abreu, Universidade Unigranrio

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO.  

Scarlet Kelen da Costa Gomes, Universidade Unigranrio

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO.  

Thiago dos Santos, Universidade Unigranrio

Graduando em Enfermagem pela Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO.  

Raquel de Castro, Universidade Unigranrio

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO.  

 

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Publicado

2016-07-13

Como Citar

de Abreu, R. L. D., da Costa Gomes, S. K., dos Santos, T., & de Castro, R. (2016). APLICABILIDADE DOS MAPAS MENTAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 10(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/3210

Edição

Seção

Resumo Expandido