INTERVENÇÕES DE SAÚDE PARA O CONTROLE DOS FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR ENTRE UNIVERSITÁRIOS

Authors

  • Líscia Divana Carvalho Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
  • Francisco Pedro Belfort Mendes Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
  • Poliana Pereira Costa Rabelo Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
  • Rosilda Silva Dias Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Abstract

Objetivou-se realizar uma revisão integrativa sobre as intervenções de saúde para o controle dos fatores de risco cardiovascular entre universitários. Estudo realizado nas bases de dados Saúde na Adolescência; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Medical Literature Analysis and Retrieval System Online; Biblioteca Virtual em Saúde, o portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. Incluíram-se artigos que retratassem as intervenções em saúde delineadas por algum critério metodológico no período de 2004 a 2014. Excluíram-se artigos que abordavam crianças, pré-adolescentes, idosos e estudos com indivíduos portadores de cardiopatias. Obteve-se uma amostra de 12 (doze) artigos. As principais intervenções foram: educação em saúde com programas de orientação e avaliação precoce dos fatores de risco cardiovascular; realização de projetos interdisciplinares com ênfase numa vida saudável; ações preventivas de conscientização dos malefícios do tabagismo e etilismo; envolvimento da comunidade universitária e sociedade nas ações de saúde; fornecimento de uma nutrição saudável nos restaurantes e lanchonetes; instalação e ampliação de espaços recreativos, desportivos e de lazer; incorporação de uma disciplina que envolva prática de exercícios físicos no currículo universitário; oferta de serviços como consultas médicas e apoio profissional. Considera-se a universidade um meio apropriado para implementação de programas de promoção da saúde e prevenção de agravos, entretanto, essas intervenções não podem limitar-se as modificações de estilos de vida ou medidas de caráter individual, mas na utilização de estratégias coletivas que permitam modificações ambientais e sociais.

Palavras-chave: Promoção de saúde, Fatores de risco, Doença das coronárias, Estudantes. 

Author Biographies

Líscia Divana Carvalho Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo (EERP-USP). Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

Francisco Pedro Belfort Mendes, Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

 Enfermeiro. Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Poliana Pereira Costa Rabelo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo (EERP-USP).  Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

Rosilda Silva Dias, Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Doutora em Fisiopatologia Experimental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ.

Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

Published

2017-01-26

How to Cite

Silva, L. D. C., Mendes, F. P. B., Rabelo, P. P. C., & Dias, R. S. (2017). INTERVENÇÕES DE SAÚDE PARA O CONTROLE DOS FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR ENTRE UNIVERSITÁRIOS. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 10(1). Retrieved from https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/3337

Issue

Section

Revisão da Literatura