PROGRAMAS E POLÍTICAS DE SAÚDE DA MULHER: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ATENÇÃO PRÉ-NATAL

Authors

  • Iana Tosta santana
  • Anne Jacob de Souza Araujo
  • Atila Araujo Sena
  • Elida Souza Barreto

Abstract

A assistência pré-natal deve assegurar o acompanhamento desde o início da gravidez, para garantir que ocorra o nascimento de uma criança saudável e o bem-estar materno e neonatal. Temos como objetivo fazer uma análise histórica da evolução da qualidade da atenção pré-natal diante dos programas e políticas adotados no país. Trata-se de um estudo bibliográfico baseado em artigos, programas e políticas e manuais referentes à saúde da mulher. Os artigos foram selecionados nas bases de dados: SciELO e BDENF, utilizando descritores: Cuidado pré-natal, Saúde da Mulher Qualidade da Assistência à Saúde da Mulher, Mortalidade Materna, Enfermagem. Foram selecionados os publicados entre os anos de 2010 a 2015, em português, e disponíveis na íntegra totalizando 20 artigos, e excluídos os repetidos e incompletos. Observou-se que as taxas de inadequações da assistência no Brasil são elevadas apesar de se ter conseguido atingir boa cobertura da atenção pré-natal, evidenciadas pelo baixo número da frequência de consultas, tempo despendido e orientações prestadas nas consultas, a não realização de exames preconizados pelo Ministério da Saúde, limitações nas informações lançadas no Sistema de Monitoramento e Avaliação do Pré-Natal (SISPRENATAL). Sugere-se uma adaptação das estratégias voltadas para o acompanhamento pré-natal como avaliação do teor das consultas, a realização dos exames preconizados, a busca ativa com tratamento adequado das doenças identificadas além da unificação dos sistemas de informações do SISPRENATAL e E-SUS como forma de garantir informações fidedignas e qualidade do serviço. O enfermeiro é essencial nesse processo visto que integra a atenção básica, atuando diretamente no pré-natal.

Palavras-chave: Cuidado pré-natal. Saúde da Mulher. Qualidade da Assistência à Saúde da Mulher. Mortalidade Materna. Enfermagem.

Author Biographies

Iana Tosta santana

Iana Tosta Santana. Graduanda em enfermagem. Unijorge

Anne Jacob de Souza Araujo

Anne Jacob de Souza Araújo. Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFBA. Docente da UNIJORGE.

Atila Araujo Sena

Atila Araujo Sena. Graduando em enfermagem. Unijorge

Elida Souza Barreto

Elida de Souza Barreto. Graduanda em enfermagem. Unijorge

Published

2017-07-26

How to Cite

Tosta santana, I., Jacob de Souza Araujo, A., Araujo Sena, A., & Souza Barreto, E. (2017). PROGRAMAS E POLÍTICAS DE SAÚDE DA MULHER: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ATENÇÃO PRÉ-NATAL. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 11(1). Retrieved from https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/4204

Issue

Section

Revisão da Literatura