SATISFAÇÃO DOS FAMILIARES DE NEONATOS INTERNADOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Authors

  • Márcia Markoski de Matos Faculdade cesuca
  • Fátima Helena Cecchetto
  • Márcia Dornelles Machado Mariot Faculdade Cesuca

Abstract

Objetivos: Analisar a satisfação dos familiares de crianças internadas em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de dois hospitais da rede pública da região metropolitana da cidade de Porto Alegre. Metodologia: estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 66 familiares, por meio do Inventário de Necessidades e Estressores de Familiares em Terapia Intensiva.  A análise estatística foi realizada com auxilio do software SPSS versão 21. O estudo recebeu aval ético da Faculdade Inedi -CAAE (80835417.5.0000.5665). Resultados: a média dos scores dos itens de satisfação e importância variou de 3,94 a 2,41 para os familiares da instituição A e de 3,88 a 2,40 para os da B. Houve diferença significativa na satisfação de sentir-se aceito pelas pessoas/funcionários do hospital, sendo a satisfação média mais elevada no hospital A. Conclusões: a realização deste trabalho permitiu conhecer as reais necessidades e os sentimentos dos familiares de neonatos internados na NEO.

Author Biographies

Márcia Markoski de Matos, Faculdade cesuca

Academica de Enfermagem

Fátima Helena Cecchetto

ossui graduação em Liceciatura em Enfermagem pela Universidade Luterana do Brasil (1992), graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Luterana do Brasil (1989), mestrado em Curso de Parasitologia Capes 5 pela Universidade Federal de Goias (2003), e Doutorado pelo Instituto de Cardiologia (2013). Atualmente é professor titular do Instituto INEDI, docente- pesquisador do Instituto INEDI, coordenadora do curso de enfermagem do Instituto INEDI, docente-colaborador do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, pesquisador do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, professor titular da Faculdade Inedi, membro do colegiado da Faculdade Inedi, vice coordenadora da cpa da Faculdade Inedi, coordenador do cômite de etica da Faculdade Inedi, e membro do nucleo docente estruturante da Faculdade Inedi. Pós doutoranda em Ciências da Saúde/IFUC.Tem experiência na área de Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mãe, necessidades especiais;Criança, Unidade de Terapia Intensiva Pediatrica e Neonatal, validação e construção de questionário, Fundamentos de Enfermageme Sistematização da Assistência.Lider do Grupo de Pesquisa em Enfermagem no Ciclo vital cadastrado no diretório do CNPQ. Avaliadora do INEP.

Márcia Dornelles Machado Mariot, Faculdade Cesuca

Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialização em Enfermagem Obstétrica- Rede Cegonha UFRGS/UFMG. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como docente no curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Inedi-Cesuca. Integrante do Núcleo de Estudos em Saúde da Criança e do Adolescente (NESCA).

Published

2019-12-27

How to Cite

de Matos, M. M., Cecchetto, F. H., & Mariot, M. D. M. (2019). SATISFAÇÃO DOS FAMILIARES DE NEONATOS INTERNADOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 13(2). Retrieved from https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/5621