ACOLHIMENTO ÀS FAMÍLIAS DURANTE A VACINAÇÃO INFANTIL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL

Autores

Resumo

Introdução: a vacinação é uma importante estratégia de controle e erradicação de doenças imunopreveníveis e os profissionais de saúde têm um importante papel na prevenção dessas doenças. Objetivo: analisar a produção científica sobre o acolhimento da família durante a imunização pela equipe de enfermagem na Atenção Primária à Saúde brasileira. Metodologia: estudo de revisão integrativa da literatura, com a seguinte questão norteadora: como é realizado o acolhimento da família pelos profissionais de enfermagem na sala de imunização na APS do Brasil? Foram realizadas buscas nas bases de dados: BVS, BDENF, LILACS e MEDLINE no período de janeiro a julho de 2021. Resultados: foram encontrados n=339 estudos, onde nove artigos foram selecionados para compor a revisão. Os estudos descritivos com abordagem qualitativa foram predominantes, entre 2008 a 2017. Observa-se a ausência do acolhimento às famílias nas salas de vacinação, permeada por ausência de acessibilidade e a não realização de educação em saúde nesses ambientes. Considerações finais: o acolhimento das famílias durante a vacinação infantil na Atenção Primária à Saúde não foi considerado prioritário dentro dos estudos analisados, assim, é urgente ações que preconizem um olhar voltado para o acolhimento das famílias durante a vacinação, de modo que essa diretriz se faça presente nas salas de vacinas, assim como a educação em saúde seja implementada nesses ambientes.

Biografia do Autor

Simone Candido Pereira, Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Pediátrica. Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, São Paulo, Brasil.

Vanessa Augusto Bardaquim, Enfermeira em Unidade Básica de Saúde na Prefeitura Municipal de São Carlos

Enfermeira. Doutora em Ciências. Enfermeira em Unidade Básica de Saúde na Prefeitura Municipal de São Carlos. São Carlos, São Paulo, Brasil.

Ernandes Gonçalves Dias, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Mestre em Ciências (EERP-USP). Especialista em Docência na Saúde (UFRGS) e em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG). Coordenador da Atenção Básica em Monte Azul (MG) e Docente na Faculdade Verde Norte (Favenorte).

Vagner Bruno de Jesus Pacheco, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Graduando em Enfermagem. Faculdade Verde Norte (Favenorte). Mato Verde, Minas Gerais, Brasil.

Diene Monique Carlos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Pereira, S. C., Bardaquim, V. A., Dias, E. G., Pacheco, V. B. de J., & Carlos, D. M. (2022). ACOLHIMENTO ÀS FAMÍLIAS DURANTE A VACINAÇÃO INFANTIL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 16(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/7507

Edição

Seção

Artigos Científicos