O ENFERMEIRO COMO EDUCADOR NA REABILITAÇÃO CARDÍACA DENTRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Aline Silveira Alves
  • Valquiria Alessandra Eliziária Pinto
  • Cintia Silva Fassarella

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar a atuação do enfermeiro como orientador na reabilitação cardíaca em uma estratégia saúde da família (ESF), a pacientes com doenças coronárias, visando a melhoria nas atividades diárias, refletindo na sua qualidade de vida.  Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, de natureza descritiva realizada por meio das palavras-chave: educação em saúde, programa saúde da família, enfermagem em reabilitação, no período compreendido de março de 2012 à novembro 2012, através de consulta nas bases de dados da BVS, SciELO, Medline e Lilacs. Foram selecionados 22 artigos publicados no período de 2000 a 2011, que estavam na língua portuguesa, cujo acesso foi permitido por completo. Adotou-se análise temática resultando em duas categorias: a importância do enfermeiro como educador na ESF e a contribuição do enfermeiro na reabilitação cardíaca dentro da ESF. Cabe ao enfermeiro o trabalho de orientação, tendo o conhecimento dos fatores causais, trabalhar com a prevenção, redução na reincidência da doença coronária, proporcionando uma boa qualidade de vida após a reabilitação cardíaca. Concluímos que o aumento das doenças cardiovasculares no Brasil, esta relacionado ao estilo de vida que a população adquiriu ao longo do tempo, desenvolvendo os fatores de riscos para a saúde, deixando que o enfermeiro através de estratégias educacionais aplicadas na ESF possa contribuir para uma promoção e modificação no estilo de vida de cada um, que através de uma reabilitação cardiovascular possa elevar a qualidade de vida evitando um novo evento cardíaco.

Biografia do Autor

Aline Silveira Alves

Graduada em Enfermagem pela UNIGRANRIO, Barra da Tijuca, RJ.

Valquiria Alessandra Eliziária Pinto

Graduada em Enfermagem pela UNIGRANRIO, Barra da Tijuca, RJ.

Cintia Silva Fassarella

Orientadora. Doutoranda em Ciências da Enfermagem, pela Universidade do Porto. Professora Adjunta Mestre I da UNIGRANRIO, Barra da Tijuca, RJ. Enfermeira do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC).

Downloads

Publicado

2013-02-17

Como Citar

Alves, A. S., Pinto, V. A. E., & Fassarella, C. S. (2013). O ENFERMEIRO COMO EDUCADOR NA REABILITAÇÃO CARDÍACA DENTRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 7(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/1903

Edição

Seção

Revisão da Literatura