FREQUÊNCIA DE PARASITAS OBTIDOS DE AMOSTRAS FECAIS IDENTIFICADAS EM UM LABORATÓRIO PÚBLICO E OUTRO PRIVADO NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS, RJ.

Autores

  • Sergian Vianna Cardozo UNIGRANRIO
  • Maisa Ribeiro dos Santos Unigranrio
  • Pâmela Corrêa Rodrigues Unigranrio

Resumo

As enteroparasitoses representam um problema de saúde pública, acometendo grande número de pessoas e apresentando frequência associada a fatores como condições socioeconômicas e de saneamento básico. O objetivo deste trabalho foi estudar a frequência de parasitoses intestinais na população de Duque de Caxias, por intermédio de uma avaliação comparativa entre um laboratório público e outro privado, analisando 294 exames coproparasitológicos retrospectivos referentes ao período de janeiro à julho de 2013, verificando a incidência de parasitoses em indivíduos de diversas faixas etárias. Foi encontrada uma frequência de 42% de pessoas com pelo menos um tipo de parasitose, onde, na frequência específica obteve-se resultado de maior prevalência de Giardia lamblia (22%). Foi constado um número de casos positivos semelhantes tanto no laboratório público quanto no privado, demonstrando que estas parasitoses apresentam alta frequência independentemente de onde foram analisadas.

Biografia do Autor

Sergian Vianna Cardozo, UNIGRANRIO

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2002), Especialização em Ciências do Laboratório Clínico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2004), Mestrado em Microbiologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2005) e Doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2010). Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PROPESQ) da FUNADESP/UNIGRANRIO, Coodernador do Curso de Pós-Graduação em Ciências do Laboratório Clínico e Diagnóstico in vitro e docente/pesquisador ligado ao Curso de Ciências Biológicas da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Animal e Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Animais de laboratório, Cryptosporidium sp, Giardia lamblia e alterações anatomopatológicas. A vivência científica esta voltada para a Pesquisa em Patologia e Parasitologia, com publicações nacionais e internacionais nesta área, em parceria com o Laboratório de Coccídios e Coccidioses do Departamento de Parasitologia Animal da UFRRJ. Assim como, é Editor Associado de Saúde & Ambiente em Revista, na área de saúde. Orienta trabalhos de TCC e projetos de IC, junto ao Curso de Ciências Biológicas (Unigranrio).

Maisa Ribeiro dos Santos, Unigranrio

Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas, Escola de Ciências da Saúde, Unigranrio

Pâmela Corrêa Rodrigues, Unigranrio

Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas, Escola de Ciências da Saúde, Unigranrio

Downloads

Publicado

2014-02-23

Como Citar

Cardozo, S. V., dos Santos, M. R., & Rodrigues, P. C. (2014). FREQUÊNCIA DE PARASITAS OBTIDOS DE AMOSTRAS FECAIS IDENTIFICADAS EM UM LABORATÓRIO PÚBLICO E OUTRO PRIVADO NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS, RJ. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 8(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/2289

Edição

Seção

Artigos Científicos