A TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA DA SAÚDE E SUAS REFLEXÕES NA ENFERMAGEM COMO DISCIPLINA

Autores/as

  • Francisco Rafael de Araújo Rodrigues Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto
  • Maria Lúcia Duarte Pereira Universidade Estadual do Ceará
  • José Amendoeira Escola Superior de Saúde de Santarém, Portugal

Resumen

Esse texto corresponde uma reflexão sobre como a compreensão da saúde e de sua promoção, e como isso tem levado desenvolvimento da enfermagem como disciplina do cuidado. Os enfermeiros a reverem os conceitos e teorias que orientam sua prática, inserem no seu processo de cuidar as expressões sociais (ambiental, política, cultural e histórica), as demandas das pessoas e os significados atribuídos ao processo de saúde-doença.

Biografía del autor/a

Francisco Rafael de Araújo Rodrigues, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto

Mestre em Ciências da Enfermagem e Doutorando em Ciências da Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) | Universidade do Porto, Portugal. Bolsista CAPES | Proc. BEX no. 0693/12-0. Endereço para correspondência: Rua Antônio da Costa Pereira, nº26, Apto 103, São Mamede de Infesta – Portugal, CP: 4465-283. Email: [email protected]

Maria Lúcia Duarte Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutora pela Johannes Kepler Universität, Linz-Áustria. Profª. PhD do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde | Universidade Estadual do Ceará, Brasil. Coordenadora do CEDIP – Centro de Estudos “Clínica e Epidemiologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias”, registrado no CNPq, Brasil.

José Amendoeira, Escola Superior de Saúde de Santarém, Portugal

Membro da European Academy of Nursing Science. Professor PhD do Curso de Mestrado em Ciências da Enfermagem no ICBAS | Universidade do Porto, Portugal. Profº. coordenador na Escola Superior de Saúde de Santarém | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal. Investigador do Cesnova | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL e UiIPS | Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. Coordenador da UMIS – “Unidade de Monitorização de Indicadores de Saúde”, Portugal.

Publicado

2015-01-10

Cómo citar

Rodrigues, F. R. de A., Pereira, M. L. D., & Amendoeira, J. (2015). A TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA DA SAÚDE E SUAS REFLEXÕES NA ENFERMAGEM COMO DISCIPLINA. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 9(1). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/2516

Número

Sección

Revisão da Literatura