EFEITOS DA RESTRIÇÃO DE VITAMINA D NA PROLE ADULTA DE RATOS WISTAR.

Autores

  • Filipe Gabriel Reis Monteiro Universidade do Grande Rio José de Souza Herdy
  • Flávia Fernandes de Lima UERJ
  • Pamella Campos Silva UERJ
  • Francisco José Barcellos Sampaio UERJ
  • Bianca Martins Gregório UERJ
  • Fernanda Amorim M Nascimento UERJ

Resumo

A vitamina D foi originalmente reconhecida como uma vitamina necessária para homeostase do cálcio e fósforo; porém sua importância vai muito além. Os estudos nos tem mostrado que a deficiência de vitamina D em fases críticas do desenvolvimento pode estar relacionada com o aparecimento de diversas morbidades ao longo da vida, e este fato preocupa uma vez que os estudos epidemiológicos mostram que esta deficiencia é prevalente em todo mundo. O presente estudo tem como objetivo avaliar os possíveis efeitos da restrição de vitamina D nos períodos perinatal e/ou pós-natal, sobre a adiposidade, metabolismo glicídico e parâmetros espermáticos em ratos Wistar machos. 

Biografia do Autor

Filipe Gabriel Reis Monteiro, Universidade do Grande Rio José de Souza Herdy

Graduando do curso de Enfermagem da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO; foi Monitor das disciplinas de ciências da saúde II (Bioquímica) e Morfofisiologia II (Anatomia Sistêmica) pela mesma. Atualmente é aluno de iniciação científica na unidade de pesquisa urogenital e fisiocirurgia (UERJ) e trabalha com "Programação metabólica por deficiência de vitamina D no período perinatal e/ou pós natal: avaliação ultraestrutural, funcional, molecular e modulação do sistema renina-angiotensina-aldosterona renal de ratos wistar."

Flávia Fernandes de Lima, UERJ

Nutricionista. Doutoranda em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas na Unidade de Pesquisa Urogenital da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Humana e Experimental da UERJ. Especialista em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral pelo Instituto de Nutrição da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. 

Pamella Campos Silva, UERJ

Bióloga. Mestre e Doutoranda em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas na Unidade de Pesquisa Urogenital da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Francisco José Barcellos Sampaio, UERJ

Médico. Professor Titular da Anatomia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Pesquisador 1A do CNPq. Cientista do Nosso Estado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas (Conceito 5 pela CAPES) - UERJ.  

Bianca Martins Gregório, UERJ

Nutricionista. Pós-doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Humana e Experimental da UERJ. Mestre em Ciências Morfológicas pela UERJ. Especialista em Nutrição Clínica e Pediátrica pela UERJ. Membro da DOHaD (International Society for Developmental Origins of Health and Disease). Professora Adjunta no Departamento de Anatomia - UERJ. 

Fernanda Amorim M Nascimento, UERJ

Nutricionista. Pós-doutoranda pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Humana e Experimental da UERJ. Mestre em Ciências Morfológicas pela UERJ. Membro da DOHaD (International Society for Developmental Origins of Health and Disease). Professora Assistente A na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora Auxiliar no Centro Universitário Celso Lisboa.

Downloads

Publicado

2015-02-17

Como Citar

Monteiro, F. G. R., Lima, F. F. de, Silva, P. C., Sampaio, F. J. B., Gregório, B. M., & Nascimento, F. A. M. (2015). EFEITOS DA RESTRIÇÃO DE VITAMINA D NA PROLE ADULTA DE RATOS WISTAR. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 9(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/2607

Edição

Seção

Resumo Expandido