EPISIOTOMIA: DISCUSSÃO SOBRE O TRAUMA PSICOLÓGICO E FÍSICO NAS PUÉRPERAS - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Ana Paula Gomes de Oliveira UNIGRANRIO
  • Daniele Silva Machado UNIGRANRIO
  • Jacqueline Martins da Silva UNIGRANRIO
  • Leila Chevitarese UNIGRANRIO

Resumo

A episiotomia é uma incisão cirúrgica que tem como objetivo, aumentar a abertura vaginal para passagem do concepto e em consequência diminuir trauma perineal que vem sendo usada de forma rotineira desde o século passado sem autorização prévia da mulher. Como objetivo esse trabalho vem discutir o trauma físico e psicológico desse procedimento oferecendo conhecimento científico ao profissional enfermeiro. O estudo foi baseado em uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa exploratório-descritiva sendo utilizados livros e artigos acerca do tema. Conclui-se que essa prática não traz benefícios ao binômio mãe e filho.
DESCRITORES: episiotomia, obstetrícia, dor, cuidados de enfermagem.

Biografia do Autor

Ana Paula Gomes de Oliveira, UNIGRANRIO

Acadêmica Senior do 10º período do Curso de Enfermagem da Escola de Ciência da Saúde da Universidade do Grande Rio – Prof. José de Souza Herdy (UNIGRANRIO)

Daniele Silva Machado, UNIGRANRIO

Acadêmica Senior do 9º período do Curso de Enfermagem da Escola de Ciência da Saúde da Universidade do Grande Rio – Prof. José de Souza Herdy (UNIGRANRIO)

Jacqueline Martins da Silva, UNIGRANRIO

Acadêmica Senior do 10º período do Curso de Enfermagem da Escola de Ciência da Saúde da Universidade do Grande Rio – Prof. José de Souza Herdy (UNIGRANRIO)

Leila Chevitarese, UNIGRANRIO

Professora da Escola de Ciência da Saúde da UNIGRANRIO. Orientadora do trabalho.

Downloads

Publicado

2016-01-20

Como Citar

Oliveira, A. P. G. de, Machado, D. S., da Silva, J. M., & Chevitarese, L. (2016). EPISIOTOMIA: DISCUSSÃO SOBRE O TRAUMA PSICOLÓGICO E FÍSICO NAS PUÉRPERAS - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 10(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/3311

Edição

Seção

Revisão da Literatura