O USO DE DROGAS ENTRE UNIVERSITÁRIOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores/as

Resumen


Introdução: A universidade se configura num espaço de acesso fácil às drogas. Objetivos: Conhecer o perfil dos estudantes universitários que fazem uso de drogas; identificar as drogas mais utilizadas; identificar as possíveis consequências do uso abusivo de drogas; e conhecer as principais situações que motivam os universitários a usarem drogas. Materiais e Métodos: Pesquisa de revisão de literatura de abordagem qualitativa. A Coleta de dados foi realizada nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e em Ciências da Saúde (Lilacs), Base de dados de enfermagem (Bdenf) e Scientific Electronic Library Online (Scielo). Foram incluídos artigos com os seguintes descritores: “drogas ilícitas”; “usuários de drogas”; “transtornos relacionadas ao uso de substâncias”; “consumo de álcool na faculdade”. Estes termos foram utilizados de forma conjunta e isolados. As obras idênticas, repetidas em bases diferentes, foram eliminadas, sendo considerado o primeiro registro. Resultados: O álcool, tabaco e maconha são as drogas mais consumidas pelos universitários. A faixa etária predominante é de 17 a 35 anos, os fatores que motivam o uso são o alívio de tensões, diversão e prazer. Dentre as repercussões negativas estão a redução do rendimento acadêmico, direção perigosa e comportamento sexual de risco. Discussão: Os problemas relacionados ao uso de drogas não se limitam às funções do corpo, mas também interferem diretamente na qualidade de vida do mesmo, em sua relação com a família, atividades laborais e nos estudos. Conclusão: É preciso que as universidades desenvolvam projetos e programas para prevenção e de suporte aos universitários em uso problemático de drogas.
Palavras chave: Drogas; Universidade; Acadêmicos.

Biografía del autor/a

Yasmin França Peixoto, Universidade Federal Fluminense/ Escola de Enfermagem

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal Fluminense.

Ândrea Cardoso de Souza, UFF

Enfermeira. Professora da Universidade Federal Fluminense. Doutora pela Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ. Aréa principal de atuação: Saúde Mental. É integrante do corpo docente de cursos de graduação, especialização lato-sensu  e stricto-sensu,  mestrado profissional e doutorado da UFF. É membro da coordenação nacioanal dos cursos de especialização e aperfeiçoamento em Gerência de Unidades Básicas de Saúde, Gestão da Clínica e do Cuidado, curso  realizado em cooperação com Ministério da Saúde por meio do Departamento da Atenção Básica do Ministério da Saúde – DAB/MS.

Publicado

2019-03-03

Cómo citar

Peixoto, Y. F., & Souza, Ândrea C. de. (2019). O USO DE DROGAS ENTRE UNIVERSITÁRIOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 12(2). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/5417

Número

Sección

Revisão da Literatura