A VIVÊNCIA DO PRECONCEITO APÓS A REVELAÇÃO DA SOROPOSITIVIDADE PARA O HIV

Autores/as

Resumen

Este estudo teve por objeto o processo de diagnóstico da soro positividade para o HIV e por  objetivos: descrever processo de revelação do diagnóstico  positivo para HIV e discutir a vivência do preconceito e suas consequências para vida cotidiana. Método: Entrevistas com 49 pessoas que vivem com HIV(PVHIV). Técnica de análise de conteúdo lexical, com auxílio do software Iramuteq 0.7 alpha 2 .  Resultados: As condições de vida de pessoas que vivem com HIV são permeadas pelo estigma, preconceito e discriminação. A revelação do diagnóstico para a sociedade não é uma tarefa fácil e nem sempre ocorre. Após impacto inicial do diagnóstico, a vida segue com mudanças cotidianas, os sentimentos de desespero e medo são aplacados com o tempo, entretanto o preconceito persiste. Conclusão: Os resultados mostram complexo cenário de se (con) viver com o vírus e /ou com a síndrome. A descoberta do diagnóstico, aceitação, decisão sobre revelação, reunir meios de enfrentamento do preconceito e prosseguir vivendo, exige que PVHIV tenham suporte e se reprogramem para enfrentar desafios diários.

Biografía del autor/a

marcia pereira gomes, unirio

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa  Pós- Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 

Diogo barbosa, uerj

Professor Substituto do Departamento de Enfermagem Fundamental da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, Doutorando em  Enfermagem na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ Brasil. 

Antonio Marcos Tosoli gomes, uerj

Professor Titular do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ, Brasil. 

Girlene da silva, ufmg

Doutora em Enfermagem. Professora Associada da faculdade de enfermagem da UFJF

Fabiana Assumpção de Souza, unirio

Enfermagem.  Professora Associada da EEAP/UNIRIO. Líder do grupo de pesquisa CNPq Tuberculose, HIV/Aids e Doenças Negligenciadas

André Luís brugger e silva, unirio

Enfermeiro Mestre em Enfermagem pelo Programa  Pós- Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Publicado

2021-07-19

Cómo citar

gomes, marcia pereira, barbosa, D., Tosoli gomes, A. M., da silva, G., Assumpção de Souza, F., & brugger e silva, A. L. (2021). A VIVÊNCIA DO PRECONCEITO APÓS A REVELAÇÃO DA SOROPOSITIVIDADE PARA O HIV. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 15(1). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/6112

Número

Sección

Artigos Científicos