IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL: UMA REVISÃO DE MAPEAMENTO

Autores

  • Yana Gabriela da Cruz Ishibashi Faculdade de Odontologia de Piracicaba Universidade Estadual de Campinas (FOP/UNICAMP)
  • Natália Pereira Silva Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP)
  • Luciane Miranda Guerra Faculdade de Odontologia de Piracicaba Universidade Estadual de Campinas (FOP/UNICAMP)
  • Julicristie Machado de Oliveira Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP)

Resumo

A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) é uma política de alimentação e nutrição, com ações direcionadas à Atenção Primária à Saúde. No entanto, a descontinuidade de suas ações já é uma realidade observada. Considerando esse cenário, o objetivo deste estudo foi mapear a produção científica sobre a implementação da EAAB no Brasil. Trata-se de uma revisão de mapeamento de artigos, análise e identificação das potencialidades e desafios da política. Foram selecionados dezessete estudos a partir das buscas realizadas nas bases: PubMed, Lillacs e Google Scholar. São Paulo foi o estado mais estudado (n=5) e os profissionais de saúde a população mais envolvida (n=7). Os anos de 2018, 2019 e 2020 foram predominantes em publicações sobre o tema. Aleitamento materno, alimentação complementar e Atenção Primária à Saúde foram as palavras-chave mais utilizadas. A maioria dos estudos (n=7) incluídos avaliou a implementação da política. Os estudos apontam como potenciais, principalmente, a educação permanente em saúde e a melhora dos indicadores em aleitamento materno e alimentação complementar saudável. Já a descontinuidade das ações, a falta de apoio da gestão local e a fragmentação dos sistemas de informação foram os desafios mais mencionados.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

Ishibashi, Y. G. da C., Silva, N. P., Guerra, L. M., & de Oliveira, J. M. (2024). IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL: UMA REVISÃO DE MAPEAMENTO. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 17(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/8009

Edição

Seção

Revisão da Literatura