PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE LEUCEMIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

Resumo

Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico de crianças e adolescentes piauienses com leucemia entre os anos de 2017 e 2021. Materiais e Métodos: Trata-se de estudo retrospectivo, descritivo e transversal, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada no mês de junho de 2022, da seguinte maneira: inicialmente, foi acessada a página do DATASUS, e, posteriormente, consultou-se “Informações em Saúde (TABNET)”. Foram investigadas faixa etária, sexo, cor/raça e caráter de atendimento. Resultados: Houve declínio no número de casos durante o período investigado, embora tenha havido flutuações. Ao observar o sexo, identificou-se que o masculino prevalece em todos os anos analisados. No que diz respeito à raça, a que se sobressaiu foi a parda. Houve prevalência de leucemias em crianças entre cinco e nove anos, nos anos de 2017 a 2021, porém, no ano de 2021 observou-se maior predomínio entre crianças da faixa de um a quatro anos de idade. As maiores causas de admissões de urgência são, principalmente, sepse com taxa de mortalidade em torno de 28%, seguida de neutropenia e trombocitopenia. Conclusão: É possível observar que o câncer é responsável por um alto índice de internações e mortalidade infanto-juvenil, sendo assim um grave problema de saúde pública em todo o mundo. Nota-se a necessidade da realização de pesquisas acerca do tema abordado, de forma a contribuir com discussões mais abrangentes que possam auxiliar na criação de programas e estratégias.

Biografia do Autor

Alessandra Beltrami Oliveira, Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Enfermagem.

Ana Maria da Costa Oliveira, Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Enfermagem.

João Victor de Sousa Lima, Universidade Estadual do Piauí

Graduado em Enfermagem.

Laís Alves de Sousa, Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Enfermagem.

Maria Eduarda Constâncio da Silva, Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Enfermagem.

Augusto Cezar Antunes de Araujo Filho, Universidade Estadual do Piauí / Campus Doutora Josefina Demes

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Professor efetivo do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí.

Downloads

Publicado

2025-07-11

Como Citar

Oliveira, A. B., Oliveira, A. M. da C., Lima, J. V. de S., Sousa, L. A. de, Silva, M. E. C. da, & Araujo Filho, A. C. A. de. (2025). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE LEUCEMIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 18(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/8535

Edição

Seção

Artigos Científicos