A DENGUE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DOS ÚLTIMOS OITO ANOS

Autores

  • Maria José Estanislau Daher Unigranrio
  • Juliana Antunes de Carvalho Unigranrio
  • Rosenei Grasel Unigranrio
  • Vanderson Neves Ferreira Unigranrio

Resumo

A Dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família flaviridae transmitida através do mosquito aedes aegypti. Vem aumentando a cada ano, principalmente na época do verão e estações chuvosas. Nesses últimos oito anos, a dengue vem preocupando os órgãos governamentais e a população, no sentido do controle e erradicação da doença. Diante do exposto, surge como objeto dessa pesquisa estudar os dados epidemiológicos da dengue no Município do Rio de Janeiro, nos últimos oito anos.Como objetivo geral analisar a prevalência da dengue no Município do Rio de Janeiro e, como objetivos específicos: quantificar os casos de Dengue no Município do Rio de Janeiro, nos últimos oito anos, de dois mil  a dois mil e oito; determinar a incidência da dengue por localização geográfica e por idade.Pesquisa descritiva, documental com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de revisão bibliográfica e visitas à Fundação Oswaldo Cruz e Secretaria Municipal de Saúde. As tabelas e mapas foram retirados do sítio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Vigilância Epidemiológica do Município do Rio de Janeiro. Nesses últimos oito anos, a dengue provocou dois picos endêmicos no Município (2002 e 2008). As áreas mais críticas apresentam terrenos baldios, mansões abandonadas, dentre outros fatores que contribuem para promoção de criadouros. As áreas de Planejamento mais afetadas foram da AP1 a AP5, sendo o Centro, Tijuca, Bonsucesso, Taquara e Santa Cruz os Bairros mais atingidos com 1585, 4139, 2832, 4203 e 14391 casos, respectivamente. A faixa etária mais atingida, de 15 a 49 anos, parcela ativa da população, que se movimenta mais dentro do Município, mais exposta à doença . Apesar da intensificação na sua erradicação em épocas endêmicas, é importante ressaltar a necessidade de seu combate diariamente e não somente nos meses próximos ao verão.

Biografia do Autor

Maria José Estanislau Daher, Unigranrio

Professor Adjunto Mestre da Escola de Ciências e Saúde, departamento de Enfermagem, ministrando as disciplinas  TCC e Estágio Supervisionado I. Coordenadora do 7o período de enfermagem. Orientadora.

Juliana Antunes de Carvalho, Unigranrio

Enfermeira graduada pela Unigranrio.

Rosenei Grasel, Unigranrio

Enfermeira graduada pela Unigranrio.

Vanderson Neves Ferreira, Unigranrio

Enfermeiro graduado pela Unigranrio.

Downloads

Publicado

2010-12-16

Como Citar

Daher, M. J. E., Carvalho, J. A. de, Grasel, R., & Ferreira, V. N. (2010). A DENGUE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DOS ÚLTIMOS OITO ANOS. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 4(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/1096

Edição

Seção

Resumos de Monografias