MEDIDAS NÃO FARMACOLÓGICAS PARA CONTROLE DA DOR NO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO

Autores

  • Aline Piovezan Entringer UNIGRANRIO
  • Ana Luísa Durante Hospital Federal de Bonsucesso
  • Patrícia Moreira Melo Thomaz Hospital Estadual Azevedo Lima

Resumo

O objetivo desse estudo é descrever as medidas não farmacológicas para controle e profilaxia da dor em recém-nascidos prematuros (RNPT). Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. A busca bibliográfica foi realizada em estudos indexados nas bases de dados internacionais LILACS, MEDLINE e SCIELO, usando como descritores infant, premature and pain. Resultados: Estudos comprovaram a eficácia de métodos não farmacológicos como a sucção não nutritiva, uso de glicose e sacarose oral e método canguru na prevenção e alivio da dor RNPT. Alguns métodos ainda são pouco estudados, como musicoterapia, posição e contenção. Conclusões: É fundamental que a equipe esteja capacitada para detectar mudanças fisiológicas e comportamentais durante os procedimentos dolorosos e para prevenir e tratar a dor nos recém-nascidos prematuros.

Palavras-chave: Prematuro; Dor; Unidade de Terapia Intensiva; Humanização da Assistência.

Biografia do Autor

Aline Piovezan Entringer, UNIGRANRIO

Mestre em Ciências pelo IFF/FIOCRUZ. Especialista em Enfermagem Neonatal pelo IFF/FIOCRUZ. Docente da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). 

Ana Luísa Durante, Hospital Federal de Bonsucesso

Especialista em Enfermagem Neonatal pelo IFF/FIOCRUZ e em Cuidados Paliativos em Oncologia pelo INCA. Enfermeira do Hospital Federal de Bonsucesso. 

Patrícia Moreira Melo Thomaz, Hospital Estadual Azevedo Lima

3Especialista em Enfermagem Neonatal pelo IFF/FIOCRUZ, Enfermeira do Hospital Estadual Azevedo Lima. 

Downloads

Publicado

2013-07-22

Como Citar

Entringer, A. P., Durante, A. L., & Thomaz, P. M. M. (2013). MEDIDAS NÃO FARMACOLÓGICAS PARA CONTROLE DA DOR NO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 7(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/1918

Edição

Seção

Revisão da Literatura