VÍNCULO TERAPÊUTICO COMO FACILITADOR DO CUIDADO: UMA PERSPECTIVA DO CONSULTÓRIO DE RUA ATRAVÉS DAS ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Marcelle Coutinho Herédia dos Reis Unigranrio
  • Michelle Alcântara dos Santos Unigranrio
  • Mariana Pinto Marques
  • Caroline Silva Batista Alves Unigranrio

Resumo

Este relato de experiência objetiva demostrar o trabalho realizado no Consultório de rua sob a ótica das acadêmicas de Enfermagem participantes do PET-Saúde, no território de Duque de Caxias no período de setembro de 2013 a fevereiro de 2014, com a população de rua localizada na praça Humaitá. Ao decorrer dos atendimentos houve a criação do vinculo terapêutico com essa população que vivem à margem da sociedade. A situação de rua tem diversos causas, desde a problemas familiares a comunitários, no entanto, muitos conseguem ter atividades laborais que geram renda. Comumente, os usuários usam alcool, crack e outras drogas e consomem nas comunidades que circundam a praça em que vivem. Concluímos que, de acordo com a compreensão das demandas dos usuários a equipe intervém através de ações intersetoriais viabilizando o acesso aos serviços de saúde priorizando a integralidade, com isso, o vinculo é o melhor meio de garantir o cuidado integral os casos assistidos.

Biografia do Autor

Marcelle Coutinho Herédia dos Reis, Unigranrio

Acadêmica de Enfermagem do 9º período da Universidade do Grande Rio “Professor José de Souza Herdy”. Acadêmica bolsista do projeto de extensão PET-Saúde.

Michelle Alcântara dos Santos, Unigranrio

Acadêmica de Enfermagem do 9º período da Universidade do Grande Rio “Professor José de Souza Herdy”. Acadêmica bolsista do projeto de extensão PET-Saúde.

Mariana Pinto Marques

Psicóloga, Coordenadora do Consultório de Rua em Duque de Caxias. Preceptora do projeto de extensão PET-Saúde.

Caroline Silva Batista Alves, Unigranrio

Acadêmica de Enfermagem do 8º período da Universidade do Grande Rio “Professor José de Souza Herdy”. Acadêmica bolsista do projeto de extensão PET-Saúde.

Downloads

Publicado

2015-02-17

Como Citar

Herédia dos Reis, M. C., dos Santos, M. A., Marques, M. P., & Batista Alves, C. S. (2015). VÍNCULO TERAPÊUTICO COMO FACILITADOR DO CUIDADO: UMA PERSPECTIVA DO CONSULTÓRIO DE RUA ATRAVÉS DAS ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 9(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/2662

Edição

Seção

Resumo Expandido