O PERFIL SÓCIO DEMOGRÁFICO DE TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM QUE ATUA NA SALA EMERGÊNCIA DE UMA UNIDADE MISTA

Autores

  • Gláucio Jorge Souza UNITAU
  • Maria Angela Boccara Paula UNITAU
  • Paula Jacinto Salles FATEA

Resumo

Este estudo objetivou conhecer o perfil sócio demográfico, de trabalho e de formação dos profissionais de enfermagem de uma Unidade Mista de Saúde que atuavam na sala se emergência. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, exploratório descritivo. Participaram desse estudo 16 profissionais das áreas de auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem e enfermeiros. A coleta de dados ocorreu somente após aprovação do Comitê de Ética em pesquisa (CEP) das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila de Lorena (FATEA) sob o número 37/20011. Resultados, de acordo com o gênero da população estudada, houve predominância feminina 12 (75%), 07(43, 75%) dos profissionais realizou curso de especialização ou aperfeiçoamento na área em que atuavam, ou seja, na área de urgência/emergência, 06 (37, 5%) profissionais possuíam dupla jornada de trabalho. Um fator que merece ser destacado nesse estudo é o tempo que o profissional trabalha na instituição exercendo suas atividades na sala de emergência, sendo citado por vários estudos como um elemento importante, pois propicia a aquisição de prática e experiências, nesse estudo pode observar que menor parte dos profissionais se especializou, quando o profissional busca a qualificação reflete positivamente na qualidade de atendimento ao paciente conferindo maior visibilidade ao profissional e credibilidade para instituição. A dupla jornada de trabalho evidenciada nesse estudo é considerada por vários estudos como elementos negativos para a prática do cuidar, essa gama de atividades assumida pelo profissional da enfermagem pode reduzir a capacidade em cumprir suas atividades e, por vezes acaba comprometendo a assistência prestada, podendo leva-lo a acometer iatrogenia.

Biografia do Autor

Gláucio Jorge Souza, UNITAU

Possui graduação em Enfermagem Bacharel - Faculdades Integradas Teresa DAvila (2006). Pós Graduação Lattes Senso em Cuidados Críticos /Cardiologia - Univesidade do Vale do Paraíba UNIVAP (2008) e Docência para Enfermeiros pela Faculdade da Aldeia de Carapicuiba FALC (2009). Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Enfermagem em uma Unidade Mista de saúde pela Prefeitura de Roseira exercendo atividades de Enfermeiro Gerencial e, docente pela Faculdades Integradas Teresa DAvila exercendo o cargo de Chefe da Disciplina de Saúde do Adulto ministrando aulas teóricas e acompanhamento em práticas assistências nas Áreas de Unidade de Terapia Intensiva, Pronto Socorro e Clínica Médica. Possui experiência nas área Assistenciais em UTI, Pronto Socorro, Clínica Médica, Atendimento a pacientes Críticos na Área de Atendimento Pré Hospitalar.

Maria Angela Boccara Paula, UNITAU

Graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1986) , especialização Saúde Pública - UNITAU(1998) e Estomaterapia - EEUSP ( 1993),Mestre e Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2000; 2008). Professor Assistente Doutor do Departamento de Enfermagem da Universidade de Taubaté. Coordenador do Curso de Especialização ( Latu-Senso) de Enfermagem em Estomaterapia da Universidade de Taubaté.Docente do Curso de Mestradoem Desenvolvimento Humano (Strictu Senso) da Universidade de Taubaté. Membro Titular (TiSOBEST) e Vice-Presidente (gestão 2012-2014) da Associação Brasileira de Enfermagem em Estomaterapia:estomas, feridas e incontinências (SOBEST), Presidente eleito para gestão 2015-2017 da SOBEST, Membro Pleno do World Council of Enterostomal Therapist (WCET) e do Comitê de publicação(gestão 2012-14) e (2014-16).Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Estomaterapia, atuando principalmente em estomaterapia e saúde coletiva, assistência, ensino e pesquisa.Desenvolve trabalho integrado com profissionais de Saúde e Educação especialmente relacionado as ações de Educação em Saúde.

Paula Jacinto Salles, FATEA

Possui graduação em Enfermagem Bacharel - universida de Taubaté. Pós Graduação Urgencia e Emergencia 

Downloads

Publicado

2016-01-10

Como Citar

Souza, G. J., Paula, M. A. B., & Salles, P. J. (2016). O PERFIL SÓCIO DEMOGRÁFICO DE TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM QUE ATUA NA SALA EMERGÊNCIA DE UMA UNIDADE MISTA. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 9(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/2728

Edição

Seção

Artigos Científicos