ERROS RELACIONADOS A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Denis Fernandes da Silva Ribeiro UNIGRANRIO e SMS RIO
  • Diana Ruth Farias Araujo Gaspar Universidade Unigranrio
  • Lorena Prado Santos UNIGRANRIO
  • Glauce Oliveira do Nascimento UNIGRANRIO
  • Giovane Oliveira Vieira UNIGRANRIO
  • Ione Andrade Loureiro UNIGRANRIO

Resumo

O processo de trabalho no setor de cuidados intensivos é impar, onde o quadro oscilante dos pacientes requer maior atenção e maior número de ações por parte dos profissionais, o que pode predispor ao erro. O presente estudo possui como objetivosAnalisar os erros envolvidos com a assistência de enfermagem no setor de terapia intensiva; Compreender os fatores contribuintes mais comuns para ocorrência dos erros e as condutas adotadas para a minimização dos erros segundo a literatura estudada. Trata-se de uma revisão de literatura, de caráter qualitativo-descritivo, em que se realizou busca online nas bases de dados vinculadas a Biblioteca Virtual em Saúde. Foram buscados trabalhos com textos completos, disponíveis em português e publicados entre 2010 e 2014. Foram selecionados 05 trabalhos que abordam tópicos de grande relevância e foram Nível inadequado do conhecimento dos profissionais de enfermagem acerca da diferenciação entre erros e eventos adversos e acerca do preparo e administração de medicamentos, condições inadequadas de trabalho e a predisposição ao erro, condições de saúde e qualidade de vida dos profissionais de enfermagem frente aos erros e eventos adversos e a postura do enfermeiro frente a ocorrência dos erros. Conclui-se que os erros não são eventos isolados e aspectos como a falibilidade humana, vigilância e prudência devem ser observados pelo enfermeiro.

Biografia do Autor

Denis Fernandes da Silva Ribeiro, UNIGRANRIO e SMS RIO

Acadêmico do curso de Enfermagem da Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO. Bolsista de iniciação científica PIBIC pela Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – FUNADESP na UNIGRANRIO. Acadêmico Bolsista de Enfermagem no Instituto Nacional de Cardiologia - INC. Acadêmico(a) Bolsista de Enfermagem em Atenção Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Diana Ruth Farias Araujo Gaspar, Universidade Unigranrio

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade UNIGRANRIO.

Lorena Prado Santos, UNIGRANRIO

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade UNIGRANRIO.

Glauce Oliveira do Nascimento, UNIGRANRIO

Enfermeira. Especialista em Cuidados Intensivos ao Cliente Adulto e Idoso pela Universidade Federal Fluminense. Professora Assistente do Curso de Enfermagem da UNIGRANRIO.

Giovane Oliveira Vieira, UNIGRANRIO

Bióloga. Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP. Professora Adjunto Mestre da UNIGRANRIO.

Ione Andrade Loureiro, UNIGRANRIO

Enfermeira. Mestre em Administração pela UNIGRANRIO. Especialista em Geriatria e Gerontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Especialista em Enfermagem Dermatológica pela Universidade Gama Filho – UGF. Professora Assistente do Curso de Enfermagem da UNIGRANRIO

Downloads

Publicado

2016-07-27

Como Citar

Ribeiro, D. F. da S., Gaspar, D. R. F. A., Santos, L. P., Nascimento, G. O. do, Vieira, G. O., & Loureiro, I. A. (2016). ERROS RELACIONADOS A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 10(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/2830

Edição

Seção

Resumo Expandido