ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE ÀS ESTRATÉGIAS DO PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE AO TABAGISMO

Autores

  • Hercules Oliveira Carmo
  • Grazielli Teixeira Santos ETEC Prof. José Sant’Ana de Castro, Cruzeiro–SP

Resumo

Ainda é um grande e grave problema de Saúde Pública o consumo do tabaco com resultados estatísticos alarmantes. Pesquisas apontam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina a nível mundial fumam. As propostas de novos cenários para a diminuição do uso do Tabaco têm sido frequentes nas últimas décadas, principalmente pelo Ministério da Saúde, que propôs um Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), trazendo ações e estratégias que, bem implantadas pela equipe de saúde, podem resultar em eficácia no controle do tabaco. O objetivo geral do PNCT é reduzir a prevalência de fumantes e consequentemente a morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil. Objetivo deste estudo foi identificar as ações e intervenções que o enfermeiro pode implementar e contribuir para eficácia do PNCT. Método: Utilizou-se de uma revisão de literatura entre 2005 a 2015. Resultados: Através desta revisão pode-se verificar que o os profissionais de enfermagem podem contribuir muito com a estratégia do Ministério da Saúde, no Programa de Controle do Tabaco, atuando em 4 dimensões sendo: módulo ambientes de trabalho - prevenção sempre; módulo unidades de saúde – saúde e coerência; módulo escolas – saber saúde; módulo ajudando seu paciente a deixar de fumar. Conclusão: Mesmo ciente de sua primordial participação no programa, ainda faz-se necessário o estabelecimento de normas e rotinas, que definam os papéis de cada profissional que compõe o PNCT, além de definir as atribuições para cada categoria contribuindo para o direcionamento de sua prática.

Biografia do Autor

Hercules Oliveira Carmo

Enfermeiro. Pós graduado em enfermagem em cuidados pré natal (UNIFESP); em Docência para ensino de enfermagem (FALC) e Mestre em Saúde e Tecnologia Hospitalar (UNIRIO). Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Antropologia da Saúde (LIEPAS)

Grazielli Teixeira Santos, ETEC Prof. José Sant’Ana de Castro, Cruzeiro–SP

Enfermeira. Pós Graduada em Saúde Pública pela UNINTER. Docente em enfermagem na ETEC Prof. José Sant’Ana de Castro, Cruzeiro–SP. 

Downloads

Publicado

2016-07-27

Como Citar

Carmo, H. O., & Santos, G. T. (2016). ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE ÀS ESTRATÉGIAS DO PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE AO TABAGISMO. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 10(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/3053

Edição

Seção

Revisão da Literatura