MONITORIA EM PROCESSO DO CUIDAR II: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE 2 ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Lohrana Duarte Nascimento Motta Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy
  • Tanara Pio Pereira Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy
  • Sonia Cristina Fonseca Eugenio Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy

Resumo

A monitoria nas disciplinas de ensino superior é de extrema importância e de grande valia para os alunos em processo de formação profissional. O ganho excede diversas vertentes, o monitor relembra todo o conteúdo aprendido nos semestres anteriores, os alunos ganham com a experiência e contribuição dada pelo monitor e cria-se laços interpessoais entre o monitor e o professor da disciplina. O exercício da monitoria é uma oportunidade para o estudante desenvolver habilidades inerentes à docência, aprofundar conhecimentos na área específica e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos monitorados (ASSIS - 2006). Segundo a Ementa da Disciplina de Processo do Cuidar II, ela visa Disciplina de Processo do Cuidar II visa introduzir os princípios de biossegurança direcionada ao profissional de saúde, instrumentalizando o desenvolvimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem utilizando os diagnósticos de enfermagem de NANDA. O aluno monitor experimenta, em seu trabalho docente, de forma amadora, os primeiros júbilos e contratempos da profissão de professor universitário. O fato de estar em contato direto com alunos, na condição também de acadêmico, propicia situações extraordinárias e únicas, que vão desde a alegria de contribuir, pedagogicamente, com o aprendizado de alguns, até a momentânea desilusão em situações em que a conduta de alguns alunos mostra-se inconveniente e desestimuladora. (ASSIS-2006). O que faz um aluno em formação a querer participar de um processo de se tornar um monitor, será que essa experiência é realmente de grande valia para esse estudante na questão ensino aprendizado?

 

Biografia do Autor

Lohrana Duarte Nascimento Motta, Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy

1Acadêmico do curso de Enfermagem da Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO e-mail: [email protected]

 

Tanara Pio Pereira, Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy

Acadêmico do curso de Enfermagem da Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO

Sonia Cristina Fonseca Eugenio, Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora Adjunto Mestre I na Universidade do Grande Rio - Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO)

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Publicado

2016-07-13

Como Citar

Nascimento Motta, L. D., Pereira, T. P., & Eugenio, S. C. F. (2016). MONITORIA EM PROCESSO DO CUIDAR II: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE 2 ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 10(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/3274

Edição

Seção

Resumo Expandido