PERCEPÇÃO DAS ACOMPANHANTES DE CRIANÇAS INTERNADAS SOBRE O AMBIENTE, O ACOLHIMENTO E O LÚDICO

Autores

  • Lorena Sousa Soares Universidade Federal do Piauí
  • Táynna Janayna Carneiro UFPI
  • Maria Augusta Bezerra UFPI

Resumo

Introdução: A experiência de enfrentar a doença e a hospitalização na infância, especialmente nas situações de longa permanência e de cronicidade, exige adaptação, pois inclui mudanças psicológicas, físicas e químicas no seu organismo. Objetivo: Compreender a percepção das acompanhantes de crianças internadas em uma Unidade Pediátrica, sobre o ambiente, o acolhimento e o lúdico nas práticas hospitalares. Métodos: Estudo descritivo com abordagem qualitativa. Participaram do estudo 05 (cinco) mães acompanhantes de crianças internadas, com idade entre 23 e 45 anos.  A coleta de dados foi individual, a partir de entrevista semi-estruturada, com amostragem intencional, determinada por saturação teórica e balizada a partir de perguntas norteadoras. Resultados: Observou-se a necessidade do brincar e de adaptar as instalações ambientais hospitalares como anseios considerados essenciais na busca por uma assistência de recuperação da saúde humanizada, pautada nas premissas da Política Nacional de Humanização e nos conceitos de ambiência na unidade pediátrica.Conclusões: As mães percebem e reconhecem a necessidade de um ambiente hospitalar adaptado à criança internada. 

Biografia do Autor

Lorena Sousa Soares, Universidade Federal do Piauí

Professora do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Parnaíba. 

Táynna Janayna Carneiro, UFPI

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, campus Floriano. 

Maria Augusta Bezerra, UFPI

Professora do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, campus Floriano. 

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Soares, L. S., Carneiro, T. J., & Bezerra, M. A. (2017). PERCEPÇÃO DAS ACOMPANHANTES DE CRIANÇAS INTERNADAS SOBRE O AMBIENTE, O ACOLHIMENTO E O LÚDICO. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 11(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/3353

Edição

Seção

Artigos Científicos