PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS SOBRE AS OFICINAS TERAPÊUTICAS COMO INSTRUMENTO DE REABILITAÇÃO NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Autores

  • Aline Raquel de Sousa Ibiapina UFPI
  • Claudete Ferreira de Souza Monteiro UFPI/ FIOCRUZ

Resumo

Objetivo: Discutir as oficinas como instrumento terapêutico de reinserção social do usuário a partir da percepção de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial. Método: Estudo qualitativo, descritivo, desenvolvido com sete profissionais de um Centro de Atenção Psicossocial de uma cidade da região Nordeste do Brasil. Para produção dos dados utilizou-se uma entrevista semiestruturada e dados analisados pelo software Iramuteq. Resultados: São apresentados dois segmentos: o primeiro retrata a realidade do trabalho dos profissionais no Centro de Atenção Psicossocial. O segundo ressalta as oficinas terapêuticas como instrumento de reinserção social. Considerações finais: Os resultados mostram que as oficinas terapêuticas contribuem para a efetivação da mudança social acerca da doença mental e para inclusão social de pessoas com transtornos psíquicos no cotidiano familiar, na comunidade, incentivadas pela abordagem multidisciplinar.

Biografia do Autor

Aline Raquel de Sousa Ibiapina, UFPI

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI. Possui especialização em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) participando do Grupo de Estudos sobre Enfermagem, Violência e Saúde Mental e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Cuidar Humano e Enfermagem - NEPECHE (GT -Saúde do Trabalhador). Têm experiência em docência em cursos técnicos de enfermagem pelo PRONATEC e pela Escola de Enfermagem CEPROS. Atuou como Enfermeira gerente no Hospital Regional Norberto Ângelo Pereira. Atualmente é enfermeira plantonista do H.R.N.A.P. Tem interesse nas áreas de Enfermagem, Saúde Mental e Psicoterapia em Grupo.

Claudete Ferreira de Souza Monteiro, UFPI/ FIOCRUZ

Professora Associada Universidade Federal do Piauí/ Departamento de Enfermagem/Programa de Pós- Graduação em Enfermagem
Pesquisadora do CNPq, Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família/Fiocruz/Renasf/UFPI e Editora Chefe da Revista de Enfermagem da UFPI-REUFPI.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Ibiapina, A. R. de S., & Monteiro, C. F. de S. (2017). PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS SOBRE AS OFICINAS TERAPÊUTICAS COMO INSTRUMENTO DE REABILITAÇÃO NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 11(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/4014

Edição

Seção

Artigos Científicos