OTIMIZAÇÃO DA DESINFECÇÃO PÓS PREPARO QUÍMICO-MECÂNICO

Autores

Resumo

Os microrganismos têm um papel essencial na etiopatogenia das principais alterações pulpares e periapicais. O resultado da terapia endodôntica em dentes contendo polpa necrosada e infectada depende da desinfecção bem-sucedida e obturação adequada do sistema de canais radiculares. A eliminação de microrganismos pode ocorrer pela ação mecânica, associado à irrigação dos canais radiculares. No entanto, apesar dos recentes avanços em termos de técnicas e instrumentos de preparo, diversas áreas do canal ainda permanecem com detritos dentinários e micro-organismos mesmo após a instrumentação. Isto ocorre em grande parte devido à complexidade anatômica. Assim, o objetivo desta revisão de literatura é apresentar diferentes abordagens para suplementar a desinfecção dos canais radiculares, incluindo a irrigação ultrassônica passiva (IUP), a irrigação final com clorexidina, Endovac®, o sistema Self-Adjusting File (SAF®), XP- Endo Finisher® e a terapia fotodinâmica (TF).

Palavras-chave: Desinfecção, canal radicular, tratamento endodôntico.

Biografia do Autor

Erica de Andrade Almeida, UNESA-RJ

Mestre em Clínica Odontológica – Universidade Federal de Juiz deFora - UFJF (MG); Doutoranda em Odontologia (área de concentração em Endodontia) - Universidade Estácio de Sá - UNESA (RJ). 

Isabelle Luise Lima Gomes, UNESA

Mestre em Odontologia (área de concentração em Endodontia) - Universidade Estácio de Sá - UNESA (RJ).

Samara Verçosa Lessa, UNESA

Mestre em Odontologia (área de concentração em Endodontia) - Universidade Estácio de Sá - UNESA (RJ); Doutoranda em Odontologia (área de concentração em Endodontia) - Universidade Estácio de Sá - UNESA (RJ).

Flávio Rodrigues Ferreira Alves, UNESA

Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (RJ); Mestre em Odontologia (área de concentração em Endodontia) pela Universidade Estácio de Sá - UNESA (RJ).

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

Almeida, E. de A., Lima Gomes, I. L., Lessa, S. V., & Ferreira Alves, F. R. (2019). OTIMIZAÇÃO DA DESINFECÇÃO PÓS PREPARO QUÍMICO-MECÂNICO. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 13(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/5431

Edição

Seção

Revisão da Literatura