AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PRÉ-NATAL NA REDE BÁSICA DE SAÚDE EM SERGIPE - PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ-AB)

Autores

Resumo

Este trabalho objetiva descrever e avaliar a atenção pré-natal em Sergipe, considerando número de consultas, prescrição de sulfato ferroso, exame físico completo, orientações sobre pré-natal e puerpério e exames complementares, além de associá-los com dados sócio demográficos e avaliar aspectos dos princípios da atenção básica. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas a 140 mulheres que realizaram pré-natal em UBS de 50 cidades de Sergipe nos últimos 2 anos, através do questionário de avaliação externa do segundo ciclo do PMAQ realizado em 2014. Durante o pré-natal, a 97,8% das mulheres foram prescritos sulfato ferroso, 65% refere ter realizado todos os exames complementares, 55,7% recebeu as orientações necessárias, 24,2% recebeu exame físico completo e 85,7% realizou mais de 6 consultas. As mulheres com mais de 34 anos, as com ensino médio completo e as que moram na capital tiveram melhores índices de adequação na maioria dos desfechos selecionados. Apenas 12% recebeu atenção pré-natal adequada considerando todos os desfechos. Em relação ao vínculo, integralidade e continuidade do cuidado 90,7% das mulheres eram chamadas pelo nome nas consultas, 57,5% disse que os profissionais as questionaram sobre outras questões da vida além do motivo da consulta, 33,8% participou de alguma ação educativa, 52% realizou consulta de puerpério e 52,9% recebeu informações sobre a maternidade de referência. A qualidade da atenção pré-natal em Sergipe se mostrou inadequada, sendo necessário a elaboração de ações e políticas públicas visando melhorar os processos de trabalho da equipe, com financiamento suficiente e adequação do suporte técnico e estrutural.

Biografia do Autor

Jéssica Santos De Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe

João Batista Cavalcante Filho, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Ciências da Saúde, Professor da Universidade Federal de Sergipe

Downloads

Publicado

2021-07-19

Como Citar

De Oliveira, J. S., & Cavalcante Filho, J. B. (2021). AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PRÉ-NATAL NA REDE BÁSICA DE SAÚDE EM SERGIPE - PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ-AB). Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 15(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/5750

Edição

Seção

Artigos Científicos