A (DES) INTEGRALIDADE DAS PRÁTICAS DE ATENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NUMA EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL “QUASE GERAL”

Autores

Resumo

A política de saúde mental brasileira aponta o hospital geral como parte integrante da rede de serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico. É preconizado que os serviços substitutivos levem em consideração o acolhimento, o vínculo e a integralidade na prestação do cuidado. O objetivo deste artigo constitui-se em analisar as práticas assistenciais as pessoas com transtornos mentais em uma emergência de um hospital geral e os seus efeitos para integralidade do cuidado. Materiais e métodos: Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. O cenário foi o serviço de emergência de um hospital geral, localizado na zona oeste do município do Rio de Janeiro. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada e observação participante. Resultados: O espaço físico da emergência pouco favorecia o desenvolvimento de uma atenção acolhedora, resolutiva e humanizada. As práticas assistenciais eram predominantemente pautadas pelo modo asilar. Noções de acolhimento, vínculo e integralidade faziam parte do discurso mas ainda não se materializam nas práticas assistenciais. Discussão: O estigma atribuído à doença mental constituiu-se empecilho à adoção de práticas acolhedoras. Conclusão: A fim de possibilitar que hospital geral adote práticas integrais e que se constitua como parte da rede de serviços substitutivos em saúde mental é necessário investir em novos arranjos institucionais que coloquem o usuário no centro dos modos de produção de atos de saúde; investir na dimensão cuidadora da qualificação dos profissionais de saúde.

Biografia do Autor

Ândrea Cardoso de Souza, UFF

Enfermeira. Professora da Universidade Federal Fluminense. Doutora pela Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ. Aréa principal de atuação: Saúde Mental. É integrante do corpo docente de cursos de graduação, especialização lato-sensu  e stricto-sensu,  mestrado profissional e doutorado da UFF. É membro da coordenação nacioanal dos cursos de especialização e aperfeiçoamento em Gerência de Unidades Básicas de Saúde, Gestão da Clínica e do Cuidado, curso  realizado em cooperação com Ministério da Saúde por meio do Departamento da Atenção Básica do Ministério da Saúde – DAB/MS.

Downloads

Publicado

2022-08-06

Como Citar

Souza, Ândrea C. de. (2022). A (DES) INTEGRALIDADE DAS PRÁTICAS DE ATENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NUMA EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL “QUASE GERAL”. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 16(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/5771

Edição

Seção

Artigos Científicos