INTEGRAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NO PROGRAMA DENTESCOLA - UM ESTUDO QUALITATIVO

Autores

  • Maria da Soledade Simeão dos Santos UFRJ

Resumo

Este estudo objetivou descrever as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos bolsistas na educação para a saúde de escolares no Programa DENTESCOLA e conhecer a percepção dos supervisores e acadêmicos do DENTESCOLA em relação à atuação do acadêmico de enfermagem. Estudo descritivo, qualitativo, cujos cenários foram escolas públicas da Rede Municipal do Rio de Janeiro que alocaram os cinco acadêmicos e três supervisores do DENTESCOLA. Os métodos para a coleta de dados foram: entrevista e observação. Dentre as atividades desenvolvidas destacam-se jogos educativos sobre higiene, nutrição, sexualidade e cidadania. Quanto à atuação dos acadêmicos de enfermagem todos consideraram importante visto o caráter/ papel educativo empreendido pelo enfermeiro na sua prática. O estudo contribuiu para o reconhecimento por parte das escolas acerca das possibilidades de atuação da enfermagem e serviu como um instrumento preliminar de avaliação em âmbito governamental do referido programa.

Biografia do Autor

Maria da Soledade Simeão dos Santos, UFRJ

1Doutora em Enfermagem USP, Professora do Departamento de Metodologia de Enfermagem e Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação e Saúde em Enfermagem (NUPESEnf) da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ).

Publicado

2009-11-25

Como Citar

Santos, M. da S. S. dos. (2009). INTEGRAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NO PROGRAMA DENTESCOLA - UM ESTUDO QUALITATIVO. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 2(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/78

Seção

Artigos Científicos