PENSAMENTO ALGÉBRICO E ANÁLISE DE ERROS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE DIFICULDADES APRESENTADAS POR ESTUDANTES DE CURSOS SUPERIORES

Autores

  • Helena Cury Centro Universitário Franciscano
  • Marcelo de Freitas Bortoli Instituto Federal do Paraná

Resumo

Neste artigo, trazemos algumas considerações sobre Álgebra e pensamento algébrico e buscamos entender dificuldades de alunos ao resolverem problemas que envolvem Álgebra. A seguir, ilustramos essas dificuldades com resultados de duas investigações, nas quais foram analisados e classificados erros cometidos por estudantes de Ensino Superior, ao solucionarem duas questões de Álgebra do Ensino Fundamental. Concluímos que os alunos cujas respostas foram consideradas parcial ou totalmente erradas não têm o pensamento algébrico desenvolvido e não dominam o conhecimento de entes algébricos, de suas operações e propriedades. Também apresentam dificuldades em relação às atividades transformacionais ou baseadas em regras e quanto à capacidade de abstração e generalização.

Biografia do Autor

Helena Cury, Centro Universitário Franciscano

Marcelo de Freitas Bortoli, Instituto Federal do Paraná

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Publicado

2011-12-21

Como Citar

Cury, H., & Bortoli, M. de F. (2011). PENSAMENTO ALGÉBRICO E ANÁLISE DE ERROS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE DIFICULDADES APRESENTADAS POR ESTUDANTES DE CURSOS SUPERIORES. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 1(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/1594