PENSAMENTO ALGÉBRICO E ANÁLISE DE ERROS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE DIFICULDADES APRESENTADAS POR ESTUDANTES DE CURSOS SUPERIORES
Resumo
Neste artigo, trazemos algumas considerações sobre Álgebra e pensamento algébrico e buscamos entender dificuldades de alunos ao resolverem problemas que envolvem Álgebra. A seguir, ilustramos essas dificuldades com resultados de duas investigações, nas quais foram analisados e classificados erros cometidos por estudantes de Ensino Superior, ao solucionarem duas questões de Álgebra do Ensino Fundamental. Concluímos que os alunos cujas respostas foram consideradas parcial ou totalmente erradas não têm o pensamento algébrico desenvolvido e não dominam o conhecimento de entes algébricos, de suas operações e propriedades. Também apresentam dificuldades em relação às atividades transformacionais ou baseadas em regras e quanto à capacidade de abstração e generalização.Downloads
Publicado
2011-12-21
Como Citar
Cury, H., & Bortoli, M. de F. (2011). PENSAMENTO ALGÉBRICO E ANÁLISE DE ERROS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE DIFICULDADES APRESENTADAS POR ESTUDANTES DE CURSOS SUPERIORES. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 1(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/1594
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.