CONSTRUFIG3D e VISUALFIG3D: softwares potencialmente significativos para o ensino da geometria espacial

Autores

  • Fátima de Fátima dos Santos Guedes
  • Carlos Vitor de Alencar Carvalho Universidade Severino Sombra

Resumo

Essa artigo pretende mostrar as possibilidades da utilização do software CONSTRUFIG3D e VISUALFIG3D como materiais potencialmente significativos para o ensino da geometria espacial, especificamente no cálculo de área e volume de prismas regulares, para estudantes do 2º ano do Ensino Médio. A visualização é fundamental para que a apropriação dos conceitos sobre geometria espacial se faça de modo mais significativo. Existe atualmente uma forte tendência, inclusive recomendada nas orientações curriculares,  para se inserir as novas tecnologias no ensino da matemática. A possibilidade dos softwares apresentarem formas virtuais de prismas com aspectos de um objeto real, possibilitando ainda mudanças em sua dimensões, rotações e planificação  foi o ponto de partida para a concepção dessa proposta.

Biografia do Autor

Fátima de Fátima dos Santos Guedes

Carlos Vitor de Alencar Carvalho, Universidade Severino Sombra

Professor do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste - UEZOProfessor do Curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática da USSProfessor do Curso de Mestrado Profissional em Ciências Ambientais da USS 

Downloads

Publicado

2014-02-13

Como Citar

Guedes, F. de F. dos S., & Carvalho, C. V. de A. (2014). CONSTRUFIG3D e VISUALFIG3D: softwares potencialmente significativos para o ensino da geometria espacial. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 2(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/1890