A SAÚDE HUMANA COMO EIXO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: IMPACTOS DO USO DE AGROTÓXICOS E SUA RELAÇÃO COM O TDAH

Autores

  • Karla Ferreira Dias Cassiano INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS
  • Cíntia Fernanda Santos Melo PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

Resumo

Este trabalho relata uma experiência pedagógica proporcionada por um projeto de Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A atividade educativa teve como objetivo desenvolver uma abordagem ambiental sobre o tema “Agrotóxico” associando-o a um problema de saúde humana, comumente identificado atualmente nas escolas: o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). A apresentação dos impactos ambientais também produzidos pelo modelo de sociedade e suas relações como o sistema produtivo, bem como a aclamação de proposições inovadoras que visam resolver alguns desses problemas têm ganhado espaço nas escolas de Educação Básica, inclusive, por meio das políticas públicas educacionais. Essas ações têm sido realizadas com muita intensidade pela Universidade representada pelas licenciaturas em parceria ou não com programas governamentais. Nesse caso, licenciandos em Química criaram, planejaram e desenvolveram uma intervenção pedagógica de Educação Ambiental que teve como eixo central a apresentação e a discussão dos riscos à saúde humana como um dos principais impactos relacionados ao uso de agrotóxicos. Desenvolveu-se um projeto que buscou envolver temas sobre poluição e contaminação da água por agrotóxicos, primando pela atividade lúdica como forma de avaliação frente ao exercício da criatividade e criticidade dos alunos. Concluiu-se que temas relacionados ao cotidiano podem contribuir para o desenvolvimento dos alunos, entretanto nem todos os assuntos do dia a dia, tais como o TDAH, são de interesse dos alunos, apesar da alta vivência no ambiente escolar.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Ensino de Química e TDAH.

Biografia do Autor

Karla Ferreira Dias Cassiano, INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS

Mestre em Educação em Ciências e Licenciada em Química pela UFG. Atualmente é professora D III do Instituto Federal de Goiás e atua na área de Educação Ambiental, Ensino de Química e currículo.

Cíntia Fernanda Santos Melo, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

Licencianda em Química e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)- CAPES

Downloads

Publicado

2014-10-30

Como Citar

Dias Cassiano, K. F., & Melo, C. F. S. (2014). A SAÚDE HUMANA COMO EIXO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: IMPACTOS DO USO DE AGROTÓXICOS E SUA RELAÇÃO COM O TDAH. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 4(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2004