POSSÍVEIS CAUSAS PARA O DESINTERESSE PELA FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REGIÃO DO VALE DO RIO DOS SINOS
Resumo
O presente artigo é fruto de resultados preliminares de uma pesquisa fenomenológica qualitativa realizada com alunos e docentes da educação de jovens e adultos de duas cidades da região do Vale do Rio dos Sinos no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve como principal objetivo identificar as causas do desinteresse pela física na modalidade de ensino EJA. A coleta de dados ocorreu através de questionários estruturados aplicados tanto a docentes como discentes, sendo realizada uma Análise Textual Discursiva do material coletado. Os resultados indicam uma diversidade de fatores que levam o aluno a não gostar de física, dentre os quais destacamos a não realização de atividades experimentais por parte dos professores e a ocorrência da matematização da física em detrimento de uma análise mais profunda do fenômeno estudado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.