POSSÍVEIS CAUSAS PARA O DESINTERESSE PELA FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REGIÃO DO VALE DO RIO DOS SINOS

Autores

  • Wilson Leandro Krummenauer Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Clovis Milton Duval Wannmacher UFRGS

Resumo

O presente artigo é fruto de resultados preliminares de uma pesquisa fenomenológica qualitativa realizada com alunos e docentes da educação de jovens e adultos de duas cidades da região do Vale do Rio dos Sinos no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve como principal objetivo identificar as causas do desinteresse pela física na modalidade de ensino EJA. A coleta de dados ocorreu através de questionários estruturados aplicados tanto a docentes como discentes, sendo realizada uma Análise Textual Discursiva do material coletado. Os resultados indicam uma diversidade de fatores que levam o aluno a não gostar de física, dentre os quais destacamos a não realização de atividades experimentais por parte dos professores e a ocorrência da matematização da física em detrimento de uma análise mais profunda do fenômeno estudado.

Biografia do Autor

Wilson Leandro Krummenauer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Bolsista de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências do Instituto de Ciências Básicas da Saúde - niversidade Federal do Rio Grande do Sul.

Clovis Milton Duval Wannmacher, UFRGS

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências do Instituto de Ciências Básicas da Saúde - niversidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2014-11-03

Como Citar

Krummenauer, W. L., & Wannmacher, C. M. D. (2014). POSSÍVEIS CAUSAS PARA O DESINTERESSE PELA FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REGIÃO DO VALE DO RIO DOS SINOS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 4(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2412