A MEDIAÇÃO EM ATIVIDADES ITINERANTES DE DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
Resumo
Nesse artigo, vamos apresentar uma breve reflexão a respeito da mediação humana nos museus e centros de ciências e os pressupostos teóricos da Análise Crítica de Discurso (Fairclough, 2003) para que possamos relacioná-los aos discursos produzidos por mediadores quando estão em ações itinerantes de Divulgação da Ciência na intenção de promover uma discussão a respeito da mediação durante esse tipo de ação. Para tanto os estudos estarão focados nas falas e em outros elementos semióticos produzidos por mediadores durante as atividades, em busca dos principais discursos nelas utilizados. Analisamos uma ação do projeto Ciência Móvel: vida e saúde para todos observando quatro mediadores em atuação com diferentes visitantes em um equipamento interativo denominado miniusina hidrelétrica. De acordo com o que observamos, os quatro mediadores apresentaram um discurso pedagógico com ênfase na descrição do aparato e na conversação. Na verdade, o que se percebe é que os mediadores reproduzem um discurso pedagógico atravessado por um discurso do cotidiano empregado na tentativa de aproximação dos aparatos interativos com o público. Outra questão observada nos discursos é o ato de ‘simplificar’ para favorecer o entendimento do experimento. Talvez isso ocorra devido à dificuldade de transformar determinados conceitos elaborados em um equipamento atraente e divertido ao mesmo tempo.Downloads
Publicado
2014-12-29
Como Citar
Pinto, S. P., & Gouvêa, G. (2014). A MEDIAÇÃO EM ATIVIDADES ITINERANTES DE DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 4(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2434
Edição
Seção
Artigos
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