A MEDIAÇÃO EM ATIVIDADES ITINERANTES DE DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

Autores

  • Simone Pinheiro Pinto Museu Ciência e Vida/Fundação Cecierj e NUTES/UFRJ
  • Guaracira Gouvêa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação. Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Saúde. NUTES/UFRJ

Resumo

Nesse artigo, vamos apresentar uma breve reflexão a respeito da mediação humana nos museus e centros de ciências e os pressupostos teóricos da Análise Crítica de Discurso (Fairclough, 2003) para que possamos relacioná-los aos discursos produzidos por mediadores quando estão em ações itinerantes de Divulgação da Ciência na intenção de promover uma discussão a respeito da mediação durante esse tipo de ação. Para tanto os estudos estarão focados nas falas e em outros elementos semióticos produzidos por mediadores durante as atividades, em busca dos principais discursos nelas utilizados. Analisamos uma ação do projeto Ciência Móvel: vida e saúde para todos observando quatro mediadores em atuação com diferentes visitantes em um equipamento interativo denominado miniusina hidrelétrica. De acordo com o que observamos, os quatro mediadores apresentaram um discurso pedagógico com ênfase na descrição do aparato e na conversação. Na verdade, o que se percebe é que os mediadores reproduzem um discurso pedagógico atravessado por um discurso do cotidiano empregado na tentativa de aproximação dos aparatos interativos com o público. Outra questão observada nos discursos é o ato de ‘simplificar’ para favorecer o entendimento do experimento. Talvez isso ocorra devido à dificuldade de transformar determinados conceitos elaborados em um equipamento atraente e divertido ao mesmo tempo.

Biografia do Autor

Simone Pinheiro Pinto, Museu Ciência e Vida/Fundação Cecierj e NUTES/UFRJ

Possuo graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e mestrado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2005). Doutoranda no programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde na linha de pesquisa Mediações e Linguagem desenvolvendo a tese sobre o discurso da mediação humana em atividades itinerantes de Divulgação Científica. Professora da rede estadual de educação do Rio de Janeiro lecionando no Colégio Estadual Brigadeiro Castrioto(ensino médio e educação de jovens e adultos) e professora/pesquisadora da Fundação CECIERJ lotada na Divulgação Científica atuando no setor educativo Museu Ciência e Vida. Tenho experiência no ensino de Física, Formação Continuada de professores principalmente para ensino fundamental 1º e 2º seguimentos. Venho desenvolvido diversos trabalho relativos a mediação humana em espaços de educação não formal. Meu interesse de pesquisa: Educação em Museus; Discursos da mediação humana em espaços de educação não formal; Formação Continuada de professores em Espaços de educação não formal e Atividades itinerantes de divulgação da ciência; atualmente coordeno o setor educativo do Museu Ciência e Vida.

Guaracira Gouvêa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação. Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Saúde. NUTES/UFRJ

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1972), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Filosofia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1985) e doutorado em Educação Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Pòs-doutorado em Educação na Universidade Autônoma de Barcelona (2006). Atualmente é professora associada I da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, docente permanente do Programa de Pòs-Graduaçõ em Educação desta instituição; pesquisadora credenciada-docente colaboradora no Programa de Pòs-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação não formal, mídias e educação a distância, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em ciências, linguagens/imagens, museu de ciência e formação de professores presencial e a distância. Bolsista Produtividade PQII CNPq.

Downloads

Publicado

2014-12-29

Como Citar

Pinto, S. P., & Gouvêa, G. (2014). A MEDIAÇÃO EM ATIVIDADES ITINERANTES DE DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 4(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2434