THE USE OF TINKERPLOTS FEATURES: A STUDY WITH BRAZILIAN STUDENTS

Autores

  • Olga Lira Universidade Federal de Pernambuco
  • Carlos Monteiro Universidade Federal de Pernambuco
  • Janet Ainley University of Leicester

Resumo

The introduction of computers in schools does not guarantee the improvementof the teaching of Mathematics and Statistics, because it is necessary to consider pedagogical approaches and the software used. In this article we discuss a study that examined the interpretation of data amongst 12 students from Year 7 of elementary school who are familiar with computing environments. In pairs, the participants used the TinkerPlots software tools: Cards, Table, and Plot. Research data was collected in four sessions, via video recordings using Camtasia Studio, and field notes during the work of students. By using software tools, students organized data so as to obtain various forms of graphical representations to develop data interpretation. This enabled the students to approach the data in an active way, making interpretations that considered various aspects of relations between data.

Biografia do Autor

Olga Lira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação (2010) com a pesquisa sobre o uso de ferramentas do software TinkerPlots para interpretação de dados. Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Física pela Universidade Católica de Pernambuco (1983). Professora das disciplinas de Didática do Ensino Superior, Metodologia da Pesquisa Científica, Informática Aplicada à Gestão Escolar, Tecnologias e Ferramentas de Gestão, Estatística Aplicada à Gestão Educacional, e, Projeto Político Pedagógico nos cursos de Pós-Graduação em Gestão Escolar e Gestão Educacional da FACINTER/IBPEX. Professora da disciplina de Microinformática no curso de Pós-graduação em Informática Aplicada à Educação na FAFIRE. Ministrou a disciplina de Projetos de Trabalho e Informática na Educação do curso de Pós-Graduação de Informática aplicada à Educação na UNIVERSO. Cursou a disciplina sobre Educação à Distância durante o curso de Mestrado pela UFPE. É palestrante e formadora na prática de tecnologias para uso na educação. Em 2011 realizou as palestras sobre Mídias na Escola e, E Na Minha Escola Como É?, durante o encontro CONVERSA AFINADA realizado no Recife e no Rio do Janeiro, respectivamente, promovidos pelo Portal Educacional do Grupo Positivo. Concluiu com conceito A, em 2010 o curso de Educação e Tecnologia pela Universidade Positivo (PR). Especialista em Informática Aplicada à Educação (2007). Coordenou o trabalho nos laboratórios de Informática do Colégio Visão, em Recife, acompanhando o trabalho dos professores em ambiente informatizado e orientando-os quanto ao uso do computador como ferramenta de apoio às práticas pedagógicas. Possui experiência como professora de Ensino Fundamental e de Ensino Médio na área de Matemática, Física e Informática Educacional.

Carlos Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco

PhD in Education pela University of Warwick (2005); Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1998); Graduado em Psicologia pela UFPE (1990). Pesquisador visitante na University of Leicester (2007) e na Free University of Brussels (2012). Atualmente é Professor Adjunto 4 do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais do Centro de Educação da UFPE, leciona em Cursos de Licenciaturas no nível da Graduação, é docente permanente e orientador nos Cursos de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec - UFPE. Tem experiência na Área de Psicologia na Educação, sobretudo nas interfaces com a formação de professores e os processos de ensino e aprendizagem. Atualmente é líder do GPEME - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística e do GPEMCE - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos de Educação do Campo. As principais temáticas de pesquisas e orientação vinculam-se principalmente aos seguintes tópicos: Ensino e Aprendizagem de Matemática; Educação Matemática nos contextos de Educação do Campo; Fatores sócio-culturais relacionados ao desenvolvimento e uso de conhecimentos matemáticos; Ensino e Aprendizagem de Estatística; Letramento Estatístico; Aspectos do ensino e aprendizagem de Matemática e Estatística na Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

Janet Ainley, University of Leicester

Janet Ainley is the Director of the School of Education. Janet joined the School as Professor of Education in 2006. Her background is in primary teaching, but she has had a long career as a researcher and teacher educator in mathematics and statistics education.

Janet has a broad range of interests in mathematics and statistics education, and in the professional practice of teachers.  She contributes regularly to national and international conferences and journals and supervises Doctoral work in a range of areas of mathematics and statistics education, including teacher development.

Janet is a member of the ACME Outer Circle and has recently been a board member for the European society for Research in Mathematics Education, Chair of the British Society for Research in the Learning of Mathematics  (2008-2010) and was a panel member for the Williams Review of Primary and Early Years Mathematics. She is member of the Pedagogy and Innovation in Mathematics and Science (education) Special Interest Group.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

Lira, O., Monteiro, C., & Ainley, J. (2014). THE USE OF TINKERPLOTS FEATURES: A STUDY WITH BRAZILIAN STUDENTS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 4(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2473