A ENERGIA NA VISÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA

Autores

  • Maria Cristina do Amaral Moreira IFRJ
  • Marcus Vinicius Pereira IFRJ
  • Roberta Flavia Ribeiro Rolando Vasconcellos UNIGRANRIO

Resumo

O presente estudo analisou a participação de um grupo de 25 professores de ciências em um fórum de discussão intitulado “O que é energia?” de um curso de formação continuada realizado à distância para promoção do Currículo Mínimo do 9º do Ensino Fundamental pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Buscou-se entender que elementos são realçados pelos professores cursistas na discussão sobre energia, tanto no aspecto didático como do conhecimento científico. Para isso, as livres postagens dos professores cursistas foram analisadas tendo por base a análise do conteúdo temática, além de permitir a identificação dos recursos didáticos mobilizados por eles ao discutirem, argumentarem, citarem e/ou responderem a pergunta título do fórum. Os resultados indicaram que nas concepções sobre energia dos cursistas sobressaem aquelas com enfoque pautado em uma visão fragmentada e desenvolvimentista da energia. Entretanto, questões tais como sustentabilidade, consumo exagerado, redução do consumo e energias alternativas, foram assuntos recorrentes nas postagens. A preocupação em desenvolver aulas inovadoras por meio de metodologias alternativas parece tê-los levado a sugerir, sobretudo, recursos audiovisuais como vídeos e programas televisivos, além de sites, atividades práticas, textos do próprio material do curso e um livro didático. Consideramos que os cursos de formação continuada de professores precisam ainda aprofundar mecanismos de metacognição entre eles nos debates promovidos sobre ciência e o que se ensina sobre ciência.

Biografia do Autor

Maria Cristina do Amaral Moreira, IFRJ

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1979), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005) e Doutorado em Educação em Ciências e Saúde pelo NUTES/UFRJ (2013) com a pesquisa focada no livro didático de Ciências. Atualmente encontra-se como conteudista-coordenadora do 9 ano do CEDERJ e professora permanente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFRJ de Nilópolis.

Marcus Vinicius Pereira, IFRJ

Marcus Vinicius Pereira possui Licenciatura em Física (1999) e Pós-Graduação Lato-Sensu em Ensino de Física (2000) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática na área de Novas Tecnologias no Ensino de Física (2007) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e Doutorado em Educação em Ciências e Saúde (2013) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mantém vínculo com o Laboratório de Vídeo Didático (LVE) do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) e coordena o Laboratório de Pesquisa em Tecnologia, Educação e Cultura (LABTEC) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), onde atua como professor e pesquisador desde 2006. Leciona Física em cursos de nível médio-técnico e disciplinas nos cursos de Especialização em Ensino de Ciências e de Mestrado em Ensino de Ciências do IFRJ, onde orienta alunos de pós-graduação. De 1999 a 2007 foi Professor Docente I da Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEE-RJ). Atua na área de Educação em Ciências, com ênfase na tríade Tecnologia, Educação & Cultura, que dá nome ao Grupo de Pesquisa que lidera (GPTEC - www.gptec.org). Atua também no Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual em Educação em Ciências e Saúde (GERAES - www.nutes.ufrj.br/geraes/). Seus interesses de pesquisa têm se concentrado em investigar a produção e a recepção audiovisual em contextos educativos do ensino de ciências, em especial no laboratório didático. Sua publicação nos últimos anos concentra-se em 11 artigos em periódicos, 2 livros, 7 capítulos de livro, 38 trabalhos em eventos nacionais e internacionais, 22 trabalhos técnicos, 5 cursos ministrados e 16 materiais desenvolvidos, inclusive a manutenção de 3 websites. Já orientou 6 monografias de pós-graduação, 1 de graduação e 5 bolsistas de iniciação científica, tendo participado de 21 bancas de pós-graduação, 22 bancas de concurso público e 10 comissões julgadoras.

Roberta Flavia Ribeiro Rolando Vasconcellos, UNIGRANRIO

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG), mestrado e doutorado em Microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em biologia molecular. Foi docente na Universidade Gama Filho, ministrando disciplinas do núcleo de licenciatura em Ciências Biológicas. Atualmente, é docente do Mestrado em Ensino das Ciências na UNIGRANRIO e, coordenadora da área de extensão em Biologia e do Programa de Formação Continuada de Professores de Biologia e Ciências do Estado do Rio de Janeiro, na Fundação CECIERJ. Atua em projetos de educação a distância, tutoria, produção de material didático, uso de TIC's no ensino de Biologia e, também, projetos de pesquisa com ênfase em formação continuada de professores e produção de objetos de aprendizagem de Biologia e Ciências.

Downloads

Publicado

2015-06-14

Como Citar

Moreira, M. C. do A., Pereira, M. V., & Vasconcellos, R. F. R. R. (2015). A ENERGIA NA VISÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 5(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2644