A ENERGIA NA VISÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA
Abstract
O presente estudo analisou a participação de um grupo de 25 professores de ciências em um fórum de discussão intitulado “O que é energia?” de um curso de formação continuada realizado à distância para promoção do Currículo Mínimo do 9º do Ensino Fundamental pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Buscou-se entender que elementos são realçados pelos professores cursistas na discussão sobre energia, tanto no aspecto didático como do conhecimento científico. Para isso, as livres postagens dos professores cursistas foram analisadas tendo por base a análise do conteúdo temática, além de permitir a identificação dos recursos didáticos mobilizados por eles ao discutirem, argumentarem, citarem e/ou responderem a pergunta título do fórum. Os resultados indicaram que nas concepções sobre energia dos cursistas sobressaem aquelas com enfoque pautado em uma visão fragmentada e desenvolvimentista da energia. Entretanto, questões tais como sustentabilidade, consumo exagerado, redução do consumo e energias alternativas, foram assuntos recorrentes nas postagens. A preocupação em desenvolver aulas inovadoras por meio de metodologias alternativas parece tê-los levado a sugerir, sobretudo, recursos audiovisuais como vídeos e programas televisivos, além de sites, atividades práticas, textos do próprio material do curso e um livro didático. Consideramos que os cursos de formação continuada de professores precisam ainda aprofundar mecanismos de metacognição entre eles nos debates promovidos sobre ciência e o que se ensina sobre ciência.Downloads
Published
2015-06-14
How to Cite
Moreira, M. C. do A., Pereira, M. V., & Vasconcellos, R. F. R. R. (2015). A ENERGIA NA VISÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 5(1). Retrieved from https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2644
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