AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO SUPERIOR: A VISÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE ESSE TIPO DE PRÁTICA
Resumo
Aulas práticas nas Ciências Biológicas assumem relevância fundamental para o ensino-aprendizagem, especialmente levando-se em consideração o fato de que os temas abrangidos por essa área do conhecimento são atualizados com frequência. Porém, mesmo sabendo que os resultados de uma aula experimental sejam consistentes, seja ela realizada na sala de aula ou em laboratório, ainda existem dificuldades referentes à aplicação e realização dessa modalidade didática. O presente trabalho teve por objetivo analisar o entendimento de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Campina Grande, sobre a importância das aulas práticas no Ensino Superior e verificar se o uso das mesmas tem influência no desempenho dos discentes. Para tanto, seguiu como percurso metodológico a aplicação de um questionário estruturado aos alunos do 4° ao 8º período diurno e do 4º ao 10º período noturno. Observou-se que os estudantes das turmas pesquisadas consideram importantes as aulas práticas experimentais no Ensino Superior, apesar de relacionarem diretamente a sua função à comprovação ou consolidação de teorias. Deve-se considerar que este tipo de aula tenha um caráter investigativo, ou seja, que os resultados da experimentação sejam interpretados e explicados pela teoria que, por sua vez, viria em um momento posterior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.