REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: EM QUESTÃO O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Luiz Antiogenes Glavão UNIGRANRIO
  • Jurema Rosa Lopes Soares UNIGRANRIO

Resumo

A presente discussão objetiva aprofundar nossas reflexões sobre o conceito de aprendizagem significativa e levantar as possibilidades de mudança de nossa prática junto aos alunos da escola pública. Nossas inquietações sobre o ensino de ciências têm origem nas discussões e estudos teóricos sobre a aprendizagem significativa efetivados no PPGEC da UNIGRANRIO. Trazemos para nossa reflexão o resultado do estudo realizado, com o apoio do livro didático e de exemplares vivos de grilos, junto a 139 alunos de quatro turmas do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no espaço de uma antiga fazenda no Município de Nilópolis - RJ. Os resultados possibilitaram ampliar e questionar nossa compreensão sobre aprendizagem significativa, avançarmos e questionarmos juntos aos professores da escola a utilização do livro didático como única estratégia de ensino, possibilitou, internamente, no espaço da escola, a reflexão sobre o que seja ensinar e aprender e de que forma os professores podem utilizar, como estratégias, os recursos existentes na escola. O entendimento de que o significado da aprendizagem está no sujeito e não nas estratégias, abre novas possibilidades e pensar e repensar os argumentos que circulam no interior da escola.

Biografia do Autor

Luiz Antiogenes Glavão, UNIGRANRIO

Mestrando do Programa de Pós- Graduação em Ensino das Ciências na Educação Básica

Jurema Rosa Lopes Soares, UNIGRANRIO

Professora do Programa de Pós- Graduação em Ensino das Ciências na Educação Básica

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Publicado

2015-12-09

Como Citar

Glavão, L. A., & Lopes Soares, J. R. (2015). REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: EM QUESTÃO O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 5(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2905