PRODUÇÃO DE VÍDEOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UMA VISITA AO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO PARA PROMOÇÃO DO ENSINO DE BOTÂNICA

Autores

  • Luciana Ferrari Espindola Cabral
  • Marcus Vinicius Pereira IFRJ

Resumo

O ensino de botânica enfrenta vários problemas, que podem ser minimizados com a visita a ambientes com alta riqueza de recursos vegetais e a produção de vídeos. Neste trabalho apresentamos a estratégia didática em que alunos foram levados ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro para a complementação das aulas de Botânica da 2ª série do Ensino Médio, e produziram vídeos de curta duração que foram exibidos posteriormente no âmbito escolar. As avaliações sobre a eficiência da proposta de trabalho foram feitas a partir da utilização de uma Ficha aplicada aos 77 alunos participantes e da análise dos vídeos produzidos. A maior parte dos sujeitos da pesquisa considera que a produção de vídeos é um bom recurso didático e que favorece a aprendizagem dos conceitos biológicos em questão.

Biografia do Autor

Luciana Ferrari Espindola Cabral

Luciana Ferrari Espindola Cabral é Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ (2004), possui Especialização em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ (2011) e Mestrado em Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical - ENBT / JBRJ (2007). Atua como professora de nível médio e fundamental.

Marcus Vinicius Pereira, IFRJ

Marcus Vinicius Pereira possui Licenciatura em Física (1999) e Pós-Graduação Lato-Sensu em Ensino de Física (2000) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática na área de Novas Tecnologias no Ensino de Física (2007) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e Doutorado em Educação em Ciências e Saúde (2013) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mantém vínculo com o Laboratório de Vídeo Didático (LVE) do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) e coordena o Laboratório de Pesquisa em Tecnologia, Educação e Cultura (LABTEC) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), onde atua como professor e pesquisador desde 2006. Leciona Física em cursos de nível médio-técnico e disciplinas nos cursos de Especialização em Ensino de Ciências e de Mestrado em Ensino de Ciências do IFRJ, onde orienta alunos de pós-graduação. De 1999 a 2007 foi Professor Docente I da Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEE-RJ). Atua na área de Educação em Ciências, com ênfase na tríade Tecnologia, Educação & Cultura, que dá nome ao Grupo de Pesquisa que lidera (GPTEC - www.gptec.org). Atua também no Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual em Educação em Ciências e Saúde (GERAES - www.nutes.ufrj.br/geraes/). Seus interesses de pesquisa têm se concentrado em investigar a produção e a recepção audiovisual em contextos educativos do ensino de ciências, em especial no laboratório didático. Sua publicação nos últimos anos concentra-se em 11 artigos em periódicos, 2 livros, 7 capítulos de livro, 38 trabalhos em eventos nacionais e internacionais, 22 trabalhos técnicos, 5 cursos ministrados e 16 materiais desenvolvidos, inclusive a manutenção de 3 websites. Já orientou 6 monografias de pós-graduação, 1 de graduação e 5 bolsistas de iniciação científica, tendo participado de 21 bancas de pós-graduação, 22 bancas de concurso público e 10 comissões julgadoras.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Cabral, L. F. E., & Pereira, M. V. (2015). PRODUÇÃO DE VÍDEOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UMA VISITA AO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO PARA PROMOÇÃO DO ENSINO DE BOTÂNICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 5(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3037