PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E TECNOLÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO DO RIO DE JANEIRO SOBRE TEMAS AMBIENTAIS

Autores

  • Thaís Tenório UFF
  • André Tenório IFRJ/UNIRIO/UFF

Palavras-chave:

Estudo de caso, Efeito estufa, Chuva ácida.

Resumo

A importância de discutir temas ambientais na escola já foi estabelecida e, cada vez mais, ações educativas tornam-se comuns. Eles fazem parte do currículo da Educação Básica brasileira, de modo a fornecer ao educando os saberes necessários para o pleno exercício de sua cidadania. Neste estudo de caso qualitativo, as percepções sobre temas ambientais de alunos dos Ensinos Médio e Superior de Tecnologia de uma instituição no Rio de Janeiro foram conhecidas por um questionário. Questões acerca do aquecimento global, efeito estufa, chuva ácida e fontes renováveis de energia foram levantadas. Grande parte desconhecia o papel das queimadas de florestas e da pecuária no aquecimento global. Entre os temas, o efeito estufa era o mais compreendido. Para a maioria dos alunos, as fontes de energia do futuro seriam os biocombustíveis e a energia solar.

Biografia do Autor

Thaís Tenório, UFF

Pesquisadora, Laboratório de Novas Tecnologias/ Universidade Federal Fluminense. Rua Mário Santos Braga, s/n, Campus Valonguinho – Niterói - RJ - Brasil.

André Tenório, IFRJ/UNIRIO/UFF

Pesquisador, Laboratório de Novas Tecnologias/Universidade Federal Fluminense. Professor/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professor/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rua Senador Furtado, 121-125, Maracanã – Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

2016-10-10

Como Citar

Tenório, T., & Tenório, A. (2016). PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E TECNOLÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO DO RIO DE JANEIRO SOBRE TEMAS AMBIENTAIS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 6(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3232