UM ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO NO ENSINO DE TRIÂNGULOS
Resumo
O emprego de tecnologias é comum no cotidiano, todavia, a sua inserção na educação é lenta. Em matemática, softwares educacionais perfazem uma boa alternativa para ajudar o professor a introduzir tecnologias nas aulas. Neste estudo de caso, o objetivo foi analisar o uso do software Régua e Compasso no ensino de triângulos em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Miguel Pereira, interior do Rio de Janeiro. Os instrumentos de coleta de dados foram registro das atividades, pré-teste, pós-teste e questionário. Para os alunos, desenhar os próprios triângulos a partir das descrições nos enunciados revelou-se particularmente difícil. Nesse sentido, o software ajudou-os a sentirem-se mais confiantes. Segundo as percepções dos alunos, o Régua e Compasso forneceu dinamismo à prática de ensino e promoveu motivação e interesse.Downloads
Publicado
2016-05-05
Como Citar
Tenório, A., Ribeiro, M. B. de M. R., & Tenório, T. (2016). UM ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO NO ENSINO DE TRIÂNGULOS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 6(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3233
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.