UM ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO NO ENSINO DE TRIÂNGULOS

Autores

  • André Tenório IFRJ/UNIRIO/UFF
  • Maria Beatriz de Mattos Richa Ribeiro SEEDUC-RJ
  • Thaís Tenório UFF

Resumo

O emprego de tecnologias é comum no cotidiano, todavia, a sua inserção na educação é lenta. Em matemática, softwares educacionais perfazem uma boa alternativa para ajudar o professor a introduzir tecnologias nas aulas. Neste estudo de caso, o objetivo foi analisar o uso do software Régua e Compasso no ensino de triângulos em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Miguel Pereira, interior do Rio de Janeiro. Os instrumentos de coleta de dados foram registro das atividades, pré-teste, pós-teste e questionário. Para os alunos, desenhar os próprios triângulos a partir das descrições nos enunciados revelou-se particularmente difícil. Nesse sentido, o software ajudou-os a sentirem-se mais confiantes. Segundo as percepções dos alunos, o Régua e Compasso forneceu dinamismo à prática de ensino e promoveu motivação e interesse.

Biografia do Autor

André Tenório, IFRJ/UNIRIO/UFF

Pesquisador, Laboratório de Novas Tecnologias/Universidade Federal Fluminense. Professor/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professor/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rua Senador Furtado, 121-125, Maracanã – Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Maria Beatriz de Mattos Richa Ribeiro, SEEDUC-RJ

Especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, Universidade Federal Fluminense. Professora, Secretaria do Estado do Rio de Janeiro. Rua Mário Santos Braga, s/n, Campus Valonguinho – Niterói - RJ - Brasil.

Thaís Tenório, UFF

Pesquisadora, Laboratório de Novas Tecnologias/ Universidade Federal Fluminense. Rua Mário Santos Braga, s/n, Campus Valonguinho – Niterói - RJ - Brasil.

Downloads

Publicado

2016-05-05

Como Citar

Tenório, A., Ribeiro, M. B. de M. R., & Tenório, T. (2016). UM ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO NO ENSINO DE TRIÂNGULOS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 6(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3233