SOBRE O ASSINCRONISMO NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM UMA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA
Resumo
Este artigo toma como ponto de partida uma situação ocorrida em uma sala de aula da graduação em Matemática de uma instituição de ensino superior durante uma pesquisa sobre a produção de significados de estudantes do Curso de Matemática. Durante a observação, identifiquei aspectos relevantes ligados aos processos de ensino e de aprendizagem decorrentes da proposta e concepções do professor em sala de aula e das dificuldades de aprendizagem dos alunos sugerindo um assincronismo entre esses processos. Tal assincronismo parece ter ocorrido a partir do não entendimento do docente de que o tempo real de aprendizagem e o tempo institucional fixado para o ensino de uma disciplina matemática, em geral, não coincidem. A análise deste fato ocorreu a partir da observação da dinâmica da sala de aula e do cruzamento das informações presente na fala do professor e das entrevistas com alunos da turma, usando como referencial teórico o Modelo dos Campos Semânticos.
Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino e Aprendizagem. Produção de Significados. Álgebra Linear.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.